Publicidade

Bairro Matadouro passa a se chamar Prefeito Luiz Cavalcanti Novaes em Floresta

Projeto de lei de autoria do vereador Talles Cruz foi sancionado pela prefeita Rorró Maniçoba no dia 22 de outubro de 2026.

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
03/11/2026 às 14h55
Bairro Matadouro passa a se chamar Prefeito Luiz Cavalcanti Novaes em Floresta

O bairro popularmente conhecido como Matadouro, em Floresta, no Sertão de Pernambuco, passou a se chamar oficialmente Prefeito Luiz Cavalcanti Novaes. A mudança foi estabelecida pela Lei Municipal nº 1.308/2026, de autoria do vereador Talles Welles Marques de Sá Cruz e sancionada pela prefeita Rosângela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz (Rorró Maniçoba).

O Projeto de Lei nº 76/2025 foi apresentado pelo vereador no dia 17 de dezembro de 2025 e aprovado pela Câmara Municipal. Posteriormente, a proposta recebeu a sanção do Poder Executivo em 22 de outubro de 2026.

De acordo com o texto da lei, a Prefeitura está autorizada a instalar uma placa de identificação com o novo nome do bairro, além de promover a devida divulgação da mudança junto à comunidade.

Quem foi Luiz Cavalcanti Novaes?

A justificativa apresentada pelo vereador destaca a trajetória de Luiz Cavalcanti Novaes, nascido em Floresta no dia 20 de abril de 1925. Filho de Major João Novaes e Eutímia Cavalcanti Novaes, ele teve participação na vida política e econômica do município.

Luiz Novaes iniciou sua trajetória política como vice-prefeito de Floresta, no período de 7 de novembro de 1969 a 31 de janeiro de 1969, e posteriormente foi eleito prefeito, exercendo o mandato de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973.

Durante sua gestão, segundo a justificativa do projeto, foram realizadas ações nas áreas de abertura de estradas, saneamento, calçamentos, escolas, lavanderias públicas e poços artesianos.

Um dos principais destaques de sua administração foi a chegada da água do Rio São Francisco à cidade. Antes disso, Floresta era abastecida pelas águas do Rio Pajeú, que chegavam às residências por meio de carroças de burro ou caminhões-pipa.

A homenagem também ressalta sua atuação como pecuarista e comerciante, além dos vínculos com a região de Nazaré do Pico, onde escolheu a Fazenda Santa Paula para celebrar seu casamento.

Luiz Cavalcanti Novaes faleceu em 8 de junho de 2013.

Com a sanção da Lei nº 1.308/2026, o antigo Matadouro passa a ter oficialmente o nome de Prefeito Luiz Cavalcanti Novaes, em reconhecimento à sua contribuição para a história de Floresta.

Via Blog do Elvis

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários