Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEOs serviços somam mais de 10 mil visitas e 4.200 procedimentos no lar do pacienteO Ser..." name="description" />
Os serviços somam mais de 10 mil visitas e 4.200 procedimentos no lar do paciente
O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Petrolina desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com baixa mobilidade e condições de saúde complexas. Com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, o serviço busca oferecer cuidados especializados e personalizados no próprio domicílio dos pacientes, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade.
Ao longo de 11 meses, o Serviço realizou mais de 10.600 visitas em Petrolina, executou mais de 4.200 procedimentos. Esse volume de atendimentos reflete a importância do serviço, que, além de proporcionar cuidados médicos e de saúde bucal, também realiza triagens que podem ocorrer tanto no domicílio quanto nas unidades hospitalares, definindo os pacientes que vão necessitar do acompanhamento especializado.
O Serviço de Atendimento Domiciliar é essencial para pacientes em situações delicadas, como aqueles que estão em tratamento oncológico, em uso de oxigenoterapia, hemodiálise, que enfrentam problemas como lesões por pressão, uso de sondas (vesical, nasoenteral, nasogástrica, traqueostomia, gastrotomia) ou estão acamados. A equipe realiza curativos, troca de sondas e aplicação de medicação injetável. Após a melhoria do quadro clínico, o paciente pode retornar ao acompanhamento da Atenção Básica, promovendo um ciclo de cuidado contínuo e eficaz.
Além de reduzir a sobrecarga das unidades hospitalares, esse tipo de acompanhamento também contribui para a humanização do atendimento e fortalece a autonomia dos pacientes. A cada visita, os profissionais adaptam o atendimento às necessidades individuais, isso tem um impacto positivo no bem-estar geral e na recuperação dos pacientes, sem a necessidade de deslocamento até unidades de saúde, especialmente para aqueles que têm dificuldade de mobilidade.