Publicidade

Neoenergia ainda não ligou 1ª Estação de Tratamento de Esgoto em Floresta, PE

Prefeitura de Floresta emitiu nota explicando que solicitou ligação elétrica desde fevereiro deste ano

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
31/10/2024 às 09h41 Atualizada em 31/10/2024 às 10h16
Neoenergia ainda não ligou 1ª Estação de Tratamento de Esgoto em Floresta, PE

Uma obra de mais de R$ 21 milhões está parada dependendo da ligação de energia elétrica em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A Primeira Estação Elevatória de Esgoto está pronta há mais de um ano, assim como todo o sistema que já deveria estar em funcionamento. De acordo com a Prefeitura de Floresta, está faltando apenas a ligação da Neoenergia Pernambuco para ser dado continuidade ao processo de implantação do sistema.

O prazo inicial dado pela Neoenergia para a execução do serviço de ligação nova seria para a última quinzena de dezembro. Mas no mês de setembro desse ano a instituição entrou em contato com a redação do Blog do Elvis e antecipou o prazo para setembro desse ano.

"Entendendo a importância do empreendimento para toda a população, a distribuidora vai promover a ligação ainda neste mês de setembro, adiantando o prazo final em cerca de 50%", disse a Neoenergia em nota oficial no dia 18 de setembro de 2024. Infelizmente esse prazo não foi cumprido e a reportagem do Blog do Elvis registrou o caso ao vivo na manhã desta quinta-feira (31).

Assista o vídeo na íntegra abaixo:

Veja também:
Sistema de tratamento de esgoto depende da Neoenergia para iniciar operação em Floresta, PE

O QUE DIZ A PREFEITURA - No mês de setembro a Prefeitura Municipal de Floresta emitiu uma nota de esclarecimento sobre o motivo do sistema de tratamento de esgoto ainda não estar em operação no município, no Sertão de Pernambuco. Confira a nota na íntegra abaixo:

A Prefeitura Municipal de Floresta esclarece a situação atual do sistema de tratamento de esgoto construído pela Codevasf.

Para que a operação do sistema de esgotamento sanitário seja iniciada pela Compesa, é necessário que os sistemas elevatórios de esgoto tenham suas respectivas subestações elétricas ligadas. Esta conexão é realizada pelo grupo Neoenergia. A Prefeitura solicitou essa ligação em fevereiro de 2024 e aguarda a conclusão para proceder com a transferência da operação para a Compesa. 

Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria das condições de esgoto na cidade e destacamos a importância desta ação para a vida e qualidade de vida da nossa população. Continuaremos a monitorar a situação e a informar a comunidade sobre os próximos passos.

Atenciosamente, Prefeitura Municipal de Floresta

Matéria relacionada:
O que falta para a Compesa começar a tratar o esgoto e parar de poluir o Rio Pajeú em Floresta, PE?

SOBRE A OBRA - O problema é um assunto antigo e cobrado constantemente pela redação do Blog do Elvis que acompanha o caso desde 2016. De acordo com nota divulgada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a obra de construção do sistema de tratamento custou ao todo R$ 21,4 milhões somente no município de Floresta. A construção encontra-se hoje sem utilidade e com grandes riscos de vandalismo se não entrar em operação o quanto antes.

O SES do município pernambucano de Floresta é composto por 13,8 mil metros de extensão de rede coletora convencional e rede condominial; 5,6 mil unidades de ligações domiciliares; quatro estações elevatórias de esgoto, com vazão de 10 a 25 l/s; 1,9 mil metros de extensão em linhas de recalque; ETE com tratamento preliminar e emissário de 960 metros com lançamento no rio Pajeú. 

Veja também:
Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei sobre esgotamento sanitário em Floresta, PE
Após 16 anos, Codevasf finalmente conclui obra de esgotamento sanitário em Floresta, PE
Compesa emite nota de esclarecimento sobre tratamento de esgoto em Floresta, PE

Com a palavra a Neoenergia Pernambuco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários