A Prefeitura Municipal de Floresta emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (18) sobre o motivo do sistema de tratamento de esgoto ainda não estar em operação no município, no Sertão de Pernambuco. Confira a nota na íntegra abaixo:
A Prefeitura Municipal de Floresta esclarece a situação atual do sistema de tratamento de esgoto construído pela Codevasf.
Para que a operação do sistema de esgotamento sanitário seja iniciada pela Compesa, é necessário que os sistemas elevatórios de esgoto tenham suas respectivas subestações elétricas ligadas. Esta conexão é realizada pelo grupo Neoenergia. A Prefeitura solicitou essa ligação em fevereiro de 2024 e aguarda a conclusão para proceder com a transferência da operação para a Compesa.
Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria das condições de esgoto na cidade e destacamos a importância desta ação para a vida e qualidade de vida da nossa população. Continuaremos a monitorar a situação e a informar a comunidade sobre os próximos passos.
Atenciosamente, Prefeitura Municipal de Floresta
Matéria relacionada:
O que falta para a Compesa começar a tratar o esgoto e parar de poluir o Rio Pajeú em Floresta, PE?
SOBRE A OBRA - O problema é um assunto antigo e cobrado constantemente pela redação do Blog do Elvis que acompanha o caso desde 2016. De acordo com nota divulgada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a obra de construção do sistema de tratamento custou ao todo R$ 21,4 milhões somente no município de Floresta. A construção encontra-se hoje sem utilidade e com grandes riscos de vandalismo se não entrar em operação o quanto antes.
O SES do município pernambucano de Floresta é composto por 13,8 mil metros de extensão de rede coletora convencional e rede condominial; 5,6 mil unidades de ligações domiciliares; quatro estações elevatórias de esgoto, com vazão de 10 a 25 l/s; 1,9 mil metros de extensão em linhas de recalque; ETE com tratamento preliminar e emissário de 960 metros com lançamento no rio Pajeú.
Veja também:
Câmara de Vereadores aprova Projeto de Lei sobre esgotamento sanitário em Floresta, PE
Após 16 anos, Codevasf finalmente conclui obra de esgotamento sanitário em Floresta, PE
Compesa emite nota de esclarecimento sobre tratamento de esgoto em Floresta, PE
Com a palavra a Neoenergia Pernambuco.