Porque a camâra de vereadores ainda não aprovou o plano de Saneamento Básico de Floresta?

Um ano após a Prefeitura de Floresta, no Sertão de Pernambuco, enviar o projeto de Saneamento Básico do município, o documento ainda encontra-se em pendência de aprovação por parte dos vereadores. Isso é o que diz uma nota da prefeitura, enviada com exclusividade ao Blog do Elvis, após questionamentos sobre a demora na inauguração do sistema que vai tratar o esgoto e diminuir a poluição das águas do Rio Pajeú.

Após investimento de mais de R$ 15 milhões e quase 20 anos para concluir a obra, a CODEVASF ainda precisa do Plano de Saneamento Básico aprovado para dar continuidade aos processos burocráticos e inaugurar a obra. Além disso, o pedido de ligação da energia nas estações elevatórias também já teriam sido solicitados pelo órgão.

Desde o ano de 2016, quando o Blog do Elvis foi criado, o jornalista Elvis Lima, que aqui vos fala, cobra para que o esgoto doméstico da cidade de Floresta não seja despejado “in natura” no Rio Pajeú. De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, o sistema está pronto para ser entregue à Compesa Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), órgão este que irá gerenciar e operar os equipamentos.

A obra foi concluída graças ao compromisso e responsabilidade da Construtora Venâncio que assumiu a continuidade do serviço entre os anos de 2020 a 2023 sem grandes interrupções. Ao todo, foram gastos mais de R$ 15 milhões na obra desde quando foi iniciada em 2008.

Confira a nota da prefeitura de Floresta na íntegra abaixo:

Comunicado para o Blog do Elvis quanto a Obra de Tratamento de esgoto.

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto teve a última inspeção realizada pela CODEVASF no dia 17/02 e ainda não foi entregue oficialmente para o município, estando sob responsabilidade deste órgão.

Antecipadamente, a Prefeitura Municipal enviou o Plano de Saneamento Básico para a Câmara de Vereadores, contratado pela gestão anterior, e que foi dada a continuidade por esta gestão. Aguardava, portanto a tramitação legal por parte do Legislativo.

Visando o bem-estar da população, e diante da demora da votação por parte da Câmara de Vereadores, tendo em vista que tal matéria já tramitava há mais de um ano sem nenhuma deliberação conclusiva, a Gestão Municipal judicializou o projeto que trata do Plano de Saneamento Básico para que seja executado por força de decreto e aguarda a decisão do juizado.

Matéria relacionada:
Após 16 anos, Codevasf finalmente conclui obra de esgotamento sanitário em Floresta, PE

Confira agora a galeria de fotos de como a obra está hoje:

A pergunta que fica agora é:

O que falta para essa obra tão importante para o município ser inaugurada?

Quando vai finalmente começar o tratamento de esgoto?

Com a palavra a Câmara Municipal de Floresta.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados