
Câmeras de segurança registraram o momento em que teriam ocorrido supostos disparos de arma de fogo durante uma comemoração da vitória do deputado estadual Kaio Maniçoba, na noite da última segunda-feira (5), em Floresta, no Sertão de Pernambuco.
O vídeo, que está circulando em grupos de WhatsApp na cidade, não possui áudio, mas as imagens mostram uma pessoa aparentemente segurando uma arma e apontando o objeto para o alto. Na sequência, são observados movimentos que aparentam ser disparos.
A gravação, por si só, não permite confirmar a natureza do objeto, a ocorrência dos disparos ou identificar com segurança a pessoa envolvida. As circunstâncias e uma eventual autoria deverão ser esclarecidas por meio de investigação das autoridades competentes.
O caso foi citado pelo deputado estadual Fabrízio Ferraz durante entrevista concedida à Rádio Floresta FM nesta quarta-feira (7). O parlamentar cobrou uma investigação e pediu que as autoridades policiais e judiciais adotem as medidas cabíveis.
Segundo Fabrízio, pessoas que estariam próximas de um deputado eleito teriam efetuado disparos enquanto estavam sobre uma caminhonete durante a comemoração.
“A gente tem visto deputado eleito, em cima de camionete, onde pessoas que estão do seu lado efetuando disparos de arma de fogo para comemorar uma derrota aqui no nosso município. A gente não pode achar que isso é normal”, afirmou.
Durante a entrevista, Fabrízio afirmou esperar que o episódio seja apurado e que eventuais responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
“A gente espera que as autoridades judiciais, policiais, adotem as medidas cabíveis, responsabilizem os culpados, e que fique a reflexão para os demais, porque isso não vale a pena”, declarou.
O deputado também lamentou os conflitos políticos que ganharam repercussão em Floresta nos últimos dias e fez referência ao histórico de rivalidades políticas no município.
“Floresta já teve muito derramamento de sangue por conta de rivalidade política. Eu realmente lamento muito o que tem acontecido nesses dois últimos dias aqui em Floresta”, afirmou.
Fabrízio defendeu que as divergências entre grupos políticos permaneçam no campo da discussão política e pediu respeito entre os adversários.
“A gente tem que fazer política olhando para o povo. O povo de Floresta merece respeito.”
O parlamentar afirmou que Floresta vive um processo de pacificação e disse defender que as disputas políticas não voltem a gerar episódios de violência ou confrontos.
“A gente vive hoje num processo de pacificação. É isso que a gente quer para Floresta: a gente quer paz, a gente quer respeito”, disse.
Fabrízio também afirmou que respeita a escolha dos eleitores e defendeu que todos os políticos façam o mesmo.
“O eleitor, ele é livre para escolher. Eu respeito a decisão do povo, e é isso que tem que ser feito por todos os políticos, em qualquer cargo, em qualquer nível.”
Ao final da entrevista, o deputado disse que pretende continuar fazendo críticas à administração municipal quando considerar necessário, mas sem transformar divergências políticas em ataques pessoais.
“Sem agredir os nossos opositores, a gente discute política no campo da política. A gente reclama, a gente questiona, a gente critica a atual gestão de Floresta quando ela erra com relação à gestão”, afirmou.
A reportagem do Blog do Elvis procurou a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco para saber se existe investigação em andamento sobre os possíveis disparos registrados nas imagens e se algum procedimento foi instaurado para apurar o caso.
Até a publicação desta reportagem, o órgão ainda não havia apresentado retorno à solicitação. O Blog do Elvis continuará acompanhando o caso e atualizará a matéria caso a Polícia Civil encaminhe informações oficiais.
O Blog do Elvis também deixa aberto o espaço para manifestação do deputado estadual Kaio Maniçoba ou de sua assessoria sobre o episódio e sobre as imagens que circulam nas redes sociais.
Até o momento, não houve manifestação oficial do parlamentar sobre o conteúdo apresentado nesta reportagem.
Importante: as imagens analisadas pela reportagem não possuem áudio e, portanto, não permitem confirmar de forma independente a ocorrência dos disparos. A identificação do objeto, de quem aparece na gravação e a apuração de eventual prática criminosa dependem de investigação e dos procedimentos técnicos das autoridades competentes.
Assista o vídeo na íntegra abaixo:
Ver esse post no Instagram
Via Blog do Elvis