
A governadora de Pernambuco e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), divulgou nesta sexta-feira (2) um vídeo nas redes sociais em que anunciou a proposta de zerar o IPVA para motocicletas de até 180 cilindradas no estado.
Na gravação, Raquel aparece conversando com um motociclista identificado como Victor, proprietário de uma moto de 150 cilindradas. A governadora afirma que a medida será destinada aos motociclistas em geral.
“A gente tá garantindo IPVA zero pra motos de até 180 cilindradas em Pernambuco”, declarou Raquel no vídeo.
Segundo a candidata, a proposta faz parte de uma sequência de medidas relacionadas ao imposto. Ela citou a redução do IPVA geral e a isenção já existente para mototaxistas como exemplos de ações adotadas anteriormente.
“Primeiro, a gente baixou o IPVA geral. Depois, zerou o IPVA pra mototaxista. Agora, para motociclista de até 180 cilindradas”, afirmou.
Proposta também é defendida por João Campos
A isenção para motocicletas de até 180 cilindradas também aparece entre as propostas apresentadas pelo candidato João Campos (PSB) durante a campanha eleitoral. Em agenda realizada em Arcoverde, no Sertão, no fim de setembro, ele defendeu o fim da cobrança para motos nessa faixa de cilindrada.
A proposta, portanto, tornou-se um dos temas presentes na disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026.
Como funciona atualmente
De acordo com informações da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), o estado mantém atualmente alíquotas de IPVA para motocicletas, conforme a legislação vigente. Para 2026, a alíquota informada pela Sefaz é de 1% ou 2%, dependendo da situação do veículo. O estado também possui isenções específicas, entre elas para motocicletas utilizadas na categoria táxi e outros casos previstos em lei.
A legislação estadual estabelece ainda regras específicas para o cálculo do imposto e para a concessão de benefícios fiscais.
No vídeo publicado nesta sexta, Raquel não apresentou detalhes sobre quando a eventual isenção entraria em vigor, quais seriam os critérios para ter direito ao benefício ou qual será o impacto financeiro da medida para os cofres estaduais.
A governadora afirmou, porém, que a proposta foi elaborada considerando as contas públicas.
“A gente fez conta, não precisa vender nada. Você sabe que governar precisa ter experiência, maturidade e garantir que o que a gente faz, a gente cumpre”, disse.
O anúncio ocorre às vésperas do primeiro turno das eleições de 2026, marcado para este domingo (4). O horário eleitoral gratuito terminou na quinta-feira (1º).
O Blog do Elvis acompanha as propostas apresentadas pelos candidatos ao Governo de Pernambuco e seguirá divulgando as informações para os eleitores.