Publicidade

Hospital Regional de Arcoverde forma nova turma de preceptoria em saúde

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, realizou nesta q...

Redação
Por: Redação Fonte: Sec. de Saúde de Pernambuco
18/06/2026 às 18h17
Hospital Regional de Arcoverde forma nova turma de preceptoria em saúde
Foto: Reprodução/Sec. de Saúde de Pernambuco

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, realizou nesta quinta-feira (18), edição do curso de Atualização e Integração em Ensino-Serviço-Comunidade com Ênfase na Preceptoria em Saúde. A iniciativa é promovida pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) em parceria com a unidade hospitalar.

Esta é a terceira turma formada por colaboradores do hospital que participam da capacitação, que tem como objetivo qualificar profissionais para atuar no acompanhamento de residentes e estagiários que desenvolvem atividades práticas na unidade.

De acordo com a coordenação do curso, a proposta acompanha a ampliação dos cursos de formação e dos programas de residência em saúde, fortalecendo a integração entre ensino e assistência.”Com a ampliação dos cursos de formação e das residências, um dos objetivos é qualificar ainda mais os nossos profissionais de saúde para que possam receber, de forma mais assertiva, pedagógica e didática, os residentes e estagiários. As metodologias utilizadas levam os estudantes a refletirem sobre os processos de trabalho e a proporem mudanças que contribuam para a qualificação da assistência,” destacou a enfermeira instrutora do curso de preceptoria em saúde, Elisabete Costa.

A capacitação utiliza metodologias ativas de aprendizagem, incentivando estudantes e residentes a refletirem sobre os processos de trabalho e os cenários de prática, contribuindo para a construção de propostas voltadas à qualificação da assistência prestada à população.

Com carga horária de 80 horas presenciais, o curso acontece quinzenalmente nas dependências do HRRBC, com a participação de cerca de 30 alunos nesta edição, reforçando o compromisso do Hospital Regional Ruy de Barros Correia com a formação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários