
O conflito envolvendo lideranças indígenas resultou na suspensão das aulas na Escola Estadual Indígena José Ferreira da Silva, localizada na comunidade de Serra Negra, zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O caso ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (30), aumentando a preocupação de pais e estudantes da região.
De acordo com informações apuradas pela redação do Blog do Elvis, o impasse gira em torno de um desentendimento entre lideranças pela coordenação da unidade escolar. A disputa envolve os grupos conhecidos como “Terra e Água” e “Terra e Água 1”, que desde novembro de 2025 não chegam a um consenso sobre a gestão da escola.
As aulas, inclusive, já haviam iniciado com atraso justamente em função desse impasse entre as lideranças, o que agravou ainda mais a situação educacional dos estudantes da comunidade. Agora, com a nova suspensão, o calendário letivo sofre mais um prejuízo, aumentando a preocupação de pais e responsáveis.
Segundo a liderança “Terra e Água”, as aulas estavam ocorrendo normalmente e com autorização da Gerência Regional de Educação (GRE). Diante disso, o Blog do Elvis solicitou esclarecimentos à GRE sobre o funcionamento da unidade e aguarda um posicionamento oficial.
A situação tem impactado diretamente o funcionamento da escola, deixando alunos sem acesso regular às atividades escolares. Pais relatam insegurança e cobram uma solução urgente para garantir o direito à educação das crianças e adolescentes da comunidade.
O caso já tramita na Justiça Federal e também está sendo acompanhado por órgãos de fiscalização, como o Ministério Público, que podem atuar na mediação do conflito e na garantia dos direitos da comunidade escolar.
O Blog do Elvis também procurou o Cacique Gilson para que se manifeste sobre a situação registrada em vídeo nesta segunda-feira (30) e reforça que o espaço segue aberto para que ele ou qualquer representante apresente sua versão dos fatos.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre quando as aulas serão retomadas. A expectativa é que haja uma solução institucional que permita o retorno das atividades e a normalização do ensino na unidade.
O caso segue em acompanhamento.
Assista os vídeos:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Via Blog do Elvis