Publicidade

Lula da Fonte assina PEC que cria teto nacional de 1% para o IPVA em todo o Brasil

Hoje, o valor do IPVA varia conforme o estado, podendo ultrapassar 3% ou 4% do valor do veículo em alguns casos.

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
20/02/2026 às 13h05
Lula da Fonte assina PEC que cria teto nacional de 1% para o IPVA em todo o Brasil

O deputado federal Lula da Fonte anunciou que assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto nacional de 1% para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em todo o país.

A proposta é de autoria do deputado Kim Kataguiri e pretende padronizar o limite máximo da cobrança entre os estados, já que atualmente cada unidade da federação define sua própria alíquota.

Segundo publicação oficial divulgada nas redes sociais, Lula da Fonte declarou apoio à medida:

“Assinei a PEC para redução do IPVA. A iniciativa fortalece a busca por um sistema tributário mais justo, garantindo menos impostos para os contribuintes brasileiros. Mais respeito ao bolso do cidadão é prioridade.”

O que muda na prática

Hoje, o valor do IPVA varia conforme o estado, podendo ultrapassar 3% ou 4% do valor do veículo em alguns casos.
Com a proposta, nenhum estado poderia cobrar acima de 1%, criando um limite nacional.

De acordo com a justificativa, a intenção é:

  • reduzir a carga tributária sobre proprietários de veículos;

  • dar previsibilidade ao contribuinte;

  • evitar aumentos considerados abusivos;

  • padronizar a cobrança entre os estados.

Próximos passos

Por se tratar de uma PEC, o texto ainda precisa passar por análise em comissões da Câmara e do Senado e, posteriormente, ser aprovado em dois turnos nas duas Casas do Congresso Nacional com quórum qualificado.

Somente após essa tramitação a mudança passaria a valer em todo o país.

Via Blog do Elvis

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários