Publicidade

Audiência pública sobre nova mineradora está prevista para março em Floresta

Informação foi confirmada em primeira mão ao Blog do Elvis pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente)

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
16/01/2026 às 13h25
Audiência pública sobre nova mineradora está prevista para março em Floresta

Uma audiência pública para discutir a instalação de uma nova mineradora em Floresta, no Sertão de Pernambuco, está prevista para acontecer no mês de março de 2026. A informação foi confirmada em primeira mão ao Blog do Elvis pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).

De acordo com a nota oficial enviada ao Blog do Elvis, o empreendimento em análise é o Projeto Serrote da Pedra Preta, que segue em fase de cumprimento das etapas técnicas e administrativas do licenciamento ambiental.

Segundo a CPRH, um calendário está sendo elaborado para a realização da audiência pública, já que o processo envolve diferentes fases até a definição da data final.

“Sobre o projeto Serrote Pedra Preta, já está sendo elaborado um calendário para a realização da audiência pública. São várias etapas até o dia da audiência. De acordo com esse calendário, a previsão é de que a audiência ocorra no mês de março/2026. Próximo à data, faremos a divulgação do dia, horário e local”, informou a CPRH em nota.

Investimento e estrutura do projeto

Conforme informações constantes no EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), o investimento total previsto para o empreendimento é de aproximadamente R$ 121 milhões. O valor engloba a construção da planta de beneficiamento, a implantação das pilhas de estéril, a elaboração e execução dos projetos de engenharia, além dos custos relacionados ao licenciamento ambiental.

Ainda segundo os estudos ambientais, o minério extraído no Projeto Serrote da Pedra Preta passará por um processo de beneficiamento a seco, ou seja, sem utilização de água, ponto que costuma ser destacado em projetos minerários por reduzir a pressão sobre os recursos hídricos da região.

A planta industrial terá capacidade para processar até 600 mil toneladas de minério por ano, com produção de concentrados de titânio (ilmenita) e minério de ferro com vanádio.

Cronograma do empreendimento

O cronograma apresentado no EIA/RIMA detalha as fases de implantação, operação e desativação do projeto, com previsão de atividades distribuídas ao longo de cerca de 12 anos. Esse período inclui desde a preparação da área até o encerramento das operações e a recuperação ambiental.

Importância da audiência pública

A audiência pública é uma etapa importante do processo de licenciamento ambiental, pois garante transparência, permite que a população tenha acesso às informações técnicas do projeto, além de possibilitar que moradores, entidades e autoridades tirem dúvidas, apresentem questionamentos e se manifestem sobre os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos da atividade mineradora.

O anúncio da audiência já gera expectativa e preocupação entre moradores de Floresta, especialmente quanto aos impactos ambientais, ao uso dos recursos naturais e às mudanças que o empreendimento pode provocar na região.

O Blog do Elvis seguirá acompanhando o caso e trará novas informações assim que a CPRH divulgar data, horário e local oficiais da audiência pública, além de outros detalhes técnicos do projeto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários