
Servidores públicos municipais efetivos e aposentados de Floresta, no Sertão de Pernambuco, iniciaram o ano de 2026 sem receber o salário referente ao mês de dezembro de 2025. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Floresta (SINDSMU-PE) por meio de um comunicado divulgado nesta quinta-feira (8).
Segundo o sindicato, além do salário mensal em atraso, também permanece pendente o pagamento do terço constitucional de férias, direito assegurado por lei aos trabalhadores. A entidade afirma que a situação tem se repetido e provocado sérios prejuízos aos servidores e suas famílias.
“Exigimos o pagamento imediato. Os atrasos constantes vêm adoecendo os servidores”, destacou o SINDSMU-PE na nota. O sindicato alerta que o salário tem caráter alimentar e que a falta de pagamento compromete despesas básicas, especialmente no início do ano, quando há aumento de gastos com impostos, material escolar e contas acumuladas.
A entidade sindical reforça que o atraso afeta tanto servidores da ativa quanto aposentados, ampliando o impacto social do problema no município. O SINDSMU-PE afirma que segue cobrando providências urgentes da gestão municipal e não descarta novas medidas caso a situação não seja regularizada.
Além dos servidores efetivos e aposentados, parte dos funcionários contratados pela Prefeitura de Floresta também enfrentam dificuldades. De acordo com relatos recebidos pela reportagem, esses trabalhadores acumulam dois meses de salários em atraso. A situação se estende ainda a prestadores de serviços do município. Um fornecedor da prefeitura procurou a reportagem afirmando estar há quase quatro meses sem receber pelos serviços prestados. Tanto os trabalhadores contratados quanto o fornecedor pediram anonimato, por temerem represálias, ameaças e até o cancelamento de contratos.
A crise no pagamento de salários ocorre em meio a um cenário de dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Floresta nos últimos meses. Recentemente, a gestão municipal anunciou o encerramento do transporte universitário, alegando limitações orçamentárias. Outro serviço que vem enfrentando problemas é a coleta de lixo, que atravessa um dos momentos mais críticos dos últimos anos, em meio a um processo de mudança de empresa e instabilidade operacional, com falhas e atrasos relatados por moradores em diversos bairros.
Confira nota oficial divulgada nesta quinta-feira (8):

O espaço permanece aberto para que a Prefeitura de Floresta faça os esclarecimentos e providencie o pagamento desses funcionários.
Via Blog do Elvis