Publicidade

Jornalista tapa buraco e denuncia precariedade da iluminação pública em Floresta, PE

Mais de 100 buracos permanecem abertos pela cidade, alguns há tanto tempo que se tornaram parte da paisagem.

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
30/11/2025 às 14h16
Jornalista tapa buraco e denuncia precariedade da iluminação pública em Floresta, PE

O jornalista Elvis Lima, do Blog do Elvis e criador do aplicativo Trombone Cidadão, gravou neste domingo (30) um vídeo tapando com entulho um buraco em uma rua de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O registro expõe uma situação que se repete em vários bairros da cidade: moradores tendo que improvisar soluções para evitar acidentes e conviver com a falta de manutenção urbana. O buraco em questão foi aberto há cerca de três meses por funcionários da Compesa.


🚧 Problema histórico: buracos se acumulam desde 2022

De acordo com informações apuradas pelo jornalista através do Trombone Cidadão, desde 2022 a Prefeitura de Floresta não recebe repasses da Compesa para realizar a reposição de calçamentos após serviços de conserto de rede de água. Com isso, mais de 100 buracos permanecem abertos pela cidade, alguns há tanto tempo que se tornaram parte da paisagem.

Em ruas de menor circulação, moradores convivem com a situação por até oito anos, esperando por uma solução que nunca chega. Sem recursos, a prefeitura só consegue realizar tapas emergenciais em trechos mais críticos, enquanto bairros periféricos seguem aguardando.

O jornalista cobra providências da Compesa e dos órgãos fiscalizadores sobre o problema, reforçando que a população continua pagando suas contas de água normalmente, enquanto a reposição do calçamento não é realizada.


💡 Iluminação pública: taxa alta e serviço precário

No mesmo vídeo, Elvis Lima também denunciou a precariedade da iluminação pública em Floresta. Mesmo com o pagamento mensal da taxa de iluminação nas contas de energia, várias ruas — especialmente nos bairros mais carentes — permanecem há meses às escuras, aguardando chegada de materiais elétricos básicos. O aplicativo Trombone cidadão já indentificou mais de 50 postes apagados na cidade.

Revoltado com o contraste, o jornalista criticou o “Natal Iluminado” que está sendo montado no Centro da cidade enquanto periferias e comunidades continuam no escuro. Ele destaca ainda que é urgente melhorar o atendimento às solicitações de manutenção, com geração de protocolo e prazo para execução do serviço:

“Não adianta só registrar o pedido. O cidadão precisa de um protocolo, de transparência e de prazo real para a troca da lâmpada”, afirmou.


🔍 Privatização da Compesa aumenta incerteza

Com a Compesa prestes a ser privatizada, moradores questionam quem será responsável pelos buracos deixados pela companhia:

A empresa vencedora da privatização herdará esse passivo urbano?
Até o momento, não há respostas.


📣 Fiscalização cidadã

Através do aplicativo Trombone Cidadão, Elvis Lima segue mapeando e denunciando problemas urbanos para cobrar transparência e soluções.

“Floresta não pode continuar assim. A população paga pelos serviços e tem direito ao mínimo: rua sem buraco e luz acesa na porta de casa”, concluiu.

Via Blog do Elvis

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários