
A população de Floresta, no Sertão de Pernambuco, segue enfrentando dificuldades com os serviços postais devido à paralisação da reforma da agência dos Correios, localizada no centro da cidade. A obra encontra-se parada há meses, sem previsão de conclusão, e já causa sérios prejuízos para os moradores e comerciantes, que dependem diariamente do atendimento.
Além dos transtornos no acesso ao prédio, há problemas no serviço de entregas, que não consegue atender a todos os bairros da cidade. O bairro DNER, por exemplo, continua sem cobertura regular, mesmo após a atualização dos CEPs de Floresta — cada rua agora conta com código próprio, o que eliminou uma antiga dificuldade logística citada pela estatal.
Apesar de um reparo recente no telhado, a situação estrutural da agência ainda preocupa. Uma infiltração no teto acabou danificando o forro do prédio, colocando em risco a integridade de cartas e encomendas. Para evitar que a água da chuva atingisse móveis e equipamentos, os próprios funcionários tiveram que improvisar com uma lona plástica dentro da unidade. A cena foi registrada durante uma visita do jornalista Elvis Lima à unidade essa semana.
A reportagem do Blog do Elvis também detectou falhas e desníveis na aplicação do piso da agência, evidenciando problemas na execução do serviço. A dúvida que surge é se já houve fiscalização para verificar se a empresa responsável pela reforma cumpriu, de fato, as exigências previstas no contrato.
Pelo estado da obra, parte do trabalho deverá ser refeito — o que levanta outra questão: quem vai arcar com esse prejuízo? A população, que já sofre com a paralisação e a precariedade do serviço, teme que mais recursos públicos sejam desperdiçados sem que o problema seja solucionado.
Diante do impasse, o jornalista Elvis Lima encaminhou um ofício oficial à Diretoria Regional dos Correios em Pernambuco, solicitando explicações sobre a paralisação da obra e a situação do serviço de entregas no município.
No documento, foram feitos os seguintes questionamentos:
Qual o motivo da paralisação da reforma?
Há previsão para retomada e conclusão dos trabalhos?
Qual o valor total previsto para a execução da obra?
A empresa contratada desistiu da obra? Se sim, qual a justificativa?
Já foi aberto um novo processo licitatório para conclusão do serviço?
Há previsão de ampliação do número de entregadores em Floresta?
“É uma obra que se arrasta sem explicações, e quem sofre é a comunidade. Além disso, aqui no bairro DNER nunca tivemos o serviço de entregas. Agora cada rua tem CEP, mas até agora os Correios não trouxeram a solução”, desabafa um morador da localidade que preferiu não se identificar. Enquanto isso, a população segue cobrando agilidade, transparência e respeito da estatal, que desempenha papel fundamental na vida econômica e social do município.
Confira abaixo a resposta dos Correios nesta quinta-feira (11) a respeito dos questionamentos feitos acima:
Em resposta à matéria intitulada “Obra paralisada dos Correios adia o sonho de entregas no bairro DNER em Floresta-PE”, publicada no Blog do Elvis no último dia 5 de setembro, os Correios esclarecem que a obra em andamento na agência de Correios em Floresta/PE encontra-se temporariamente paralisada devido à desistência da empresa contratada, que alegou dificuldades financeiras. Um novo processo de contratação está em andamento, com o objetivo de viabilizar a retomada e conclusão da reforma.
Enquanto isso, medidas emergenciais estão sendo adotadas para minimizar riscos ao patrimônio da empresa ou à segurança dos empregados. Quanto ao serviço de entrega, os Correios informam que todos os logradouros com previsão de entrega estão sendo regularmente atendidos. A unidade conta com um efetivo de carteiros adequado ao fluxo de entrega na região.
Matéria relacionada:
Correios explicam paralisação de obra em Floresta e garantem normalidade nas entregas
Via Blog do Elvis
