O Sistema de Tratamento de Esgoto está parado por falta de uma licença de operação da CPRH em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A Prefeitura Municipal solicitou o documento no mês de fevereiro desse ano. Enquanto o papel não é emitido, bandidos já começaram a furtar e depredar (de novo) a Estação de Tratamento de Esgoto abandonada na cidade. Sem funcionários, vigias ou sistema com câmeras de segurança eles aproveitam para furtar tudo que podem. Até os arames da cerca de proteção estão sendo retirados na lagoa de tratamento localizada em frente ao Posto Trevo onde a redação do Blog do Elvis esteve presente para apurar e registrar a denúncia.
O que falta para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começar a operação do sistema de tratamento do esgoto de Floresta, no Sertão de Pernambuco? Essa é uma pergunta feita por quem passa em frente à uma das estações de bombeamento e tratamento de esgoto na Terra dos Tamarindos. As obras foram concluídas há mais de um ano. Quando estiver funcionando irá tratar até 70% do esgoto de Floresta que é jogado hoje no Rio Pajeú.
O problema é um assunto antigo e cobrado constantemente pela redação do Blog do Elvis que acompanha o caso desde 2016. De acordo com nota divulgada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a obra de construção do sistema de tratamento custou ao todo R$ 21,4 milhões somente no município de Floresta. A construção encontra-se hoje sem utilidade e com grandes riscos de vandalismo se não entrar em operação o quanto antes.
O SES do município pernambucano de Floresta é composto por 13,8 mil metros de extensão de rede coletora convencional e rede condominial; 5,6 mil unidades de ligações domiciliares; quatro estações elevatórias de esgoto, com vazão de 10 a 25 l/s; 1,9 mil metros de extensão em linhas de recalque; ETE com tratamento preliminar e emissário de 960 metros com lançamento no rio Pajeú. Ainda de acordo com a Codevasf, a operação ficará a cargo da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Confira abaixo a denúncia do jornalista Elvis Lima na tribuna popular da Câmara de Vereadores:
Ver essa foto no Instagram
Via Blog do Elvis