
A Prefeitura Municipal divulgou nesta semana um vídeo apresentando os equipamentos disponíveis na sala neonatal em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O espaço fica localizado dentro da Maternidade Ana Carolina de Souza Ferraz e conta com diversos tipos de aparelhos, um passo fundamental para proteger a vida de quem acaba de chegar ao mundo.
Confira a lista abaixo com alguns dos equipamentos:
Cardiógrafo fetal – Detecta alterações no coração do bebê ainda na barriga da mãe, permitindo diagnóstico e tratamento antes mesmo do nascimento.
Berço aquecido – Ajuda a estabilizar bebês que nascem com alterações, mantendo a temperatura ideal nos primeiros minutos de vida.
Bomba de infusão – Garante a medicação na medida certa e com total segurança.
Aparelho de intubação – Essencial para os recém-nascidos com dificuldade respiratória, garantindo oxigênio de forma imediata.
Incubadora de transporte – Oferece segurança para bebês em estado grave durante o deslocamento dentro da unidade ou para hospitais de referência.
Apesar de divulgar a lista dos equipamentos disponíveis, o órgão ainda não divulgou a lista de profissionais que atuam na maternidade como anestesista, médico cirurgião, pediatra e os demais membros da equipe médica necessária para o pleno funcionamento da maternidade. O assunto foi tema de discussão durante o mês de abril e até o momento não foi divulgado o porque de muitas mães ainda precisarem ser transferidas para outras cidades se Floresta tem a estrutura necessária, mas não dispôe de equipe médica qualificada para usar os equipamentos.
Com a palavra a Prefeitura Municipal.
Via Blog do Elvis
