Publicidade

Prefeitura de Petrolina cria estratégias de atendimento durante instabilidade do novo Cadastro Único

Nesta semana entrou em vigor, em todo o Brasil, o novo Cadastro Único (CadÚnico). Porém, o sistema tem apresentado instabilidade e muitos problemas...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE
19/03/2025 às 16h15
Prefeitura de Petrolina cria estratégias de atendimento durante instabilidade do novo Cadastro Único
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PE

Nesta semana entrou em vigor, em todo o Brasil, o novo Cadastro Único (CadÚnico). Porém, o sistema tem apresentado instabilidade e muitos problemas de acesso. Diante disso, com o objetivo de continuar atendendo aos beneficiários e para que eles não tenham prejuízos, a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Petrolina irá optar pelo atendimento manual, feito através do formulário, até que a nova plataforma normalize.

Para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único em Petrolina, é necessário agendamento através dos telefones: (87) 3983-6464, (87) 3983-6418, (87) 3983-6416 (somente ligação). Os beneficiários podem agendar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As marcações podem ser feitas para a Central do Cadastro Único e para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), exceto os de Rajada e Uruás, que atendem por demanda espontânea os moradores das suas áreas de abrangência.

Sobre o Novo Cadastro Único:

Com a atualização do sistema, o CPF será a chave de acesso ao CadÚnico. Na prática, quando o operador preencher o campo com o CPF do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do governo federal.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que coordena a mudança em parceria com a Dataprev, a nova plataforma apresenta mais facilidades e segurança, e será importante para corrigir distorções e problemas, como as fraudes. O Cadastro Único é o principal instrumento de acesso para mais de 40 programas sociais do governo, o combate às fraudes busca impedir o ingresso de pessoas que não tenham direito a esses programas.

Para os beneficiários a atualização não muda nada. Quem já está inscrito no CadÚnico não precisará fazer nada, o acesso seguirá normalizado. Além disso, nada muda no processo de inscrição do cidadão. As alterações no sistema são internas, para os gestores e funcionários que administram os cadastros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Sara NogueiraHá 1 mês PetrolinaNenhum dos 3 telefones funcionam. Estou há mais de 3 dias tentando e nada!
Flavia FreireHá 1 mês Petrolina Não atendem o telefone,como fica a situação? Baixaria.
Mostrar mais comentários