O vereador Pedro Henrique Lira apresentou nessa quarta-feira (12) a indicação nº 11/2025, solicitando à prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, que regulamente o Transporte Universitário no município. Muitos estudantes florestanos enfrentam dificuldades para se deslocar até as cidades de Belém do São Francisco e Serra Talhada, onde frequentam suas universidades. A insuficiência de vagas para todos os estudantes foi tema de várias matérias no Blog do Elvis durante esse mês de fevereiro.
"Garantir esse transporte é essencial para apoiar a educação e permitir que nossos jovens sigam em busca de suas formações acadêmicas sem os obstáculos do custo e da distância. Acredito que este é um passo importante para fomentar a educação e promover a inclusão social", disse o vereador Pedro Henrique Lira nas redes sociais.
Atualmente o transporte universitário é regido por um decreto e de acordo com o vereador, a lei poderia trazer mais garantias de transporte digno independentemente do gestor que esteja à frente da Prefeitura Municipal de Floresta.
Confira abaixo a arte divulgada pelo vereador Pedro Henrique:
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO
Uma lei sobre vale transporte universitário existe deste 2001 em Floresta após a criação do documento nº 216/2001 pelo então prefeito Sérgio Jardim. Naquela época a lei não determinava muitos requisitos e estudantes com renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos (R$ 180 reais cada na época) e que morassem aqui tinham direito à ajuda de custo.
Já em 2022, a prefeita Rorró Maniçoba fez um decreto regulamentando o transporte universitário e determinando a apresentação de documentos que comprovem a situação de cada estudante. A comprovação de presença em 75% das aulas e do transporte em cada semestre também foi solicitado, por exemplo.
Vários estudantes universitários ficaram mais uma vez sem transporte alguns dias do mês de fevereiro em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Os ônibus fornecidos pela Prefeitura Municipal eram insuficientes para a demanda de alunos florestanos que precisam se deslocar para outros municípios para fazer uma faculdade. O problema é antigo e se repete ano após ano na "Terra dos Tamarindos". Alguns chegaram a fazer uma "vaquinha" e pagar o frete de uma van pra não perder aula.
Após a denúncia do Blog do Elvis, a prefeitura municipal recolocou um ônibus que havia sido retirado na rota novamente. Ainda haverá mais capítulos nessa novela...
Confira abaixo um trecho da fala do jornalista Elvis Lima sobre o tema:
Veja também:
Transporte universitário pode deixar de ser gratuito em Floresta, PE
Falta ônibus: Universitários fazem “vaquinha” pra pagar transporte em Floresta, PE
Via Blog do Elvis