Publicidade

Falta de equipe médica dificulta realização de partos cesáreos em Floresta, PE

Leitores do Blog do Elvis denunciaram a falta de equipe médica para realização de partos

Redação
Por: Redação Fonte: Blog do Elvis
13/03/2025 às 15h39 Atualizada em 13/03/2025 às 16h24
Falta de equipe médica dificulta realização de partos cesáreos em Floresta, PE

A falta de uma equipe médica qualificada está dificultando a realização de partos cesáreos na maternidade municipal Ana Carolina de Souza Ferraz em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O caso foi denunciado por leitores do Blog do Elvis nessa quinta-feira (13) pedindo anonimato com medo de perseguição política na "Terra dos Tamarindos".

Segundo informações apuradas pela reportagem, a falta de médico anestesista impede que o cirurgião Dr. Carlos realize cirurgias na cidade por exemplo. Muitas mães que procuram a maternidade de Floresta e poderim ter os filhos na cidade estão tendo que ser transferidas para outras cidades.

De acordo com o vereador Peu Vilarim durante sessão na Câmara Municipal dessa quarta (12), "A informação que eu obtive por parte de alguns membros da gestão e do Ministério Público é que ele não está proibido de fazer cirurgia. No entanto, ele só é permitido fazer a cirurgia se houver um médico anestesista para que possa acompanhá-lo. Mas a rede pública aqui do município não conta com médico anestesista. Muita gente entende [pensa] que ele foi impedido", explicou o parlamentar.

"Floresta não dispôe de obstetras plantonistas. Então, nessa situação, é necessário que se transfira essas pacientes. Não temos anestesista. Dr. Carlos tem muita boa vontade só que você [o paciente] em risco deixar que um médico abra seu corpo e faça a anestesia. Isso aí é uma coisa absurda e não pode continuar acontecendo em Floresta. Isso é colocar a vida do próximo em risco", disse a vereadora Lenilda Belo.

Ainda sobre a maternidade, a vereadora Lenilda comentou que "As parteiras são autorizadas a fazer parto normal, mas a cesariana e qualquer cirurgia ela só pode acontecer se tiver uma equipe completa. A gente não pode funcionar uma maternidade sem um pediatra no plantão. Como a gente vai assistir a criança que nasce com problema. Não tem condições", completou a parlamentar durante a sessão transmitida ao vivo pelo Blog do Elvis.

GINECOLOGISTA - Outro problema relatado por mulheres à reportagem do Blog do Elvis é a falta de médico ginecologista na cidade de Floresta para realização de consultas e exames. Alguns mulheres estão na fila para instalação de "Diu" desde o início do ano e não estão conseguindo.

Assista o trecho da sessão na Câmara de Vereadores sobre a maternidade na íntegra abaixo:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog do Elvis - Notícias de Floresta-PE e região (@blogdoelvis)

https://www.instagram.com/reel/DHJqtAeSKX-/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Com a palavra a Prefeitura Municipal de Floresta.

Via Blog do Elvis

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários