Publicidade

Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades do Agreste e Sertão de PE que enfrentam estiagem

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (17) e abrange Afrânio, Caruaru, Jatobá e Petrolina.

Redação
Por: Redação Fonte: G1 PERNAMBUCO
19/09/2024 às 15h10
Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades do Agreste e Sertão de PE que enfrentam estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu que quatro cidades de Pernambuco, estão em situação de emergência por conta do enfrentamento a estiagem na região. Os municípios são: Afrânio, Jatobá e Petrolina, no Sertão; e Caruaru, no Agreste do estado.

 

A portaria número 3.116, publicada em 16 de setembro, foi assinada por Wolnei Wolf Barreiros , secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. O mesmo decreto também reconhece situação de emergência em municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Sergipe.

 

De acordo com dados do Monitor de Secas, nos últimos anos, houve a intensificação da seca no oeste do estado devido às anomalias negativas de precipitação. O monitor mostra que a situação passou de seca fraca (S0) para seca moderada (S1).

 

Já na região sul e parte da norte, pelos mesmos motivos, houve o surgimento de áreas marcadas como seca fraca. Apesar disso, os impactos são de curto prazo (C) em todo o estado (confira o mapa abaixo).

Com esse decreto do Governo Federal, os municípios podem solicitar recursos ao MIDR para ações de enfrentamento da emergência. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

 

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários