Publicidade

Chuvas no Recife: com quase 100 mm em 12h, cidade entra em estágio de alerta e suspende atividades

Segundo a Apac, fortes chuvas são causadas pelo fenômeno conhecido como Ondas de Leste

Redação
Por: Redação Fonte: Folha de Pernambuco
15/06/2024 às 17h45
Chuvas no Recife: com quase 100 mm em 12h, cidade entra em estágio de alerta e suspende atividades

O Recife entrou, na madrugada deste sábado (15), em estágio de alerta devido às fortes chuvas que caem desde a sexta-feira (14). Segundo o Centro de Operações (COP), foram suspensas atividades de lazer e também não se recomendam deslocamentos. 

 

Segundo o painel de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Recife acumula quase 100 mm de chuvas nas 12 horas contadas até 6h deste sábado. 

No bairro da Várzea, na Zona Oeste, a Apac contabiliza 97,2 mm. Na estação da UFRPE, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte, o índice é de 91,89 mm. Diversos pontos de alagamentos são registrados na capital pernambucana na manhã deste sábado. 

Por causa das chuvas, destaca o alerta do COP, a rotina do Recife foi impactada e, para evitar novas ocorrências, o centro orienta que a população evite se deslocar e procure abrigo caso necessário, bem como acione a Defesa Civil, que permanece de plantão 24h por meio do telefone 0800 081 3400.

 

Em novo alerta emitido às 5h, o COP anunciou a suspensão das atividades de turismo e lazer da manhã deste sábado e outras atividades e atendimentos não essenciais da Prefeitura do Recife.

 

Chuvas no Recife são causadas por DOL

A Apac elevou para laranja, o nível intermediário, o alerta de chuvas para a Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul. No Agreste, o alerta é amarelo, de nível inicial. 

 

Segundo a agência, as fortes chuvas são causadas pela ação do sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve persistir ao longo deste sábado.

Com isso, vários bairros e cidades registram altos acumulados de chuva desde a sexta-feira.

 

A Apac indica que a localidade com maior índice é Dois Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, com 115,2 mm nas 12 horas contabilizadas até 6h deste sábado.

Confira os índices:

Dois Carneiros, Jaboatão - 115,2 mm

Cabo de Santo Agostinho - 99,81 mm

Várzea, Recife - 97,2 mm

UFRPE, Recife - 91,89 mm

Vila da Fábrica, Camaragibe - 87,95 mm

Jardim Primavera, Camaragibe - 87,48 mm

Alto da Brasileira, Recife - 86,6 mm

Alto da Esperança, Recife - 85,2 mm

Aguazinha, Olinda - 84,45 mm

São Lourenço da Mata - 82,2 mm

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
INVESTIGAÇÃO Há 3 dias

Homem suspeito de estuprar bebê de 1 ano é detido pela polícia em Floresta, PE

Segundo nota oficial enviada pela Polícia Militar de Pernambuco ao Blog do Elvis, policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) foram acionados após uma denúncia de possível abuso sexual contra uma criança que havia dado entrada em uma unidade hospitalar do município.

Oportunidade Há 3 dias

BWS Construções abre 38 vagas de emprego em Floresta e Belém do São Francisco

As vagas contemplam profissionais com diferentes níveis de atuação na construção civil e podem representar uma oportunidade de contratação para trabalhadores de Floresta, Belém do São Francisco e região.

Educação Há 4 dias

DEPUTADO PEDRO CAMPOS PARTICIPA DE DEBATE SOBRE INCLUSÃO NO INSTITUTO MARIA

Na ocasião, Inácio de Barros Melo Neto enfatizou a importância de se fazer o acompanhamento e promover a capacitação e tratamentos necessários para as crianças com síndrome de Down em situação de vulnerabilidade social logo na primeira infância - e em todas as fases de suas vidas

TRANSPARÊNCIA Há 4 dias

Prefeitura de Floresta abre licitação de R$ 360 mil para móveis planejados de novas UBSs

Pregão eletrônico prevê contratação de empresa para confeccionar, montar e instalar mobiliário das unidades Maria Nazaré Barbosa de Sá e Manoel Maniçoba da Silva

Troca grátis Há 4 dias

Neoenergia realiza troca gratuita de lâmpadas em Floresta, PE

Ação acontece nesta quinta-feira (17), no Bolsa Família, e também inclui atualização cadastral para beneficiários