Publicidade

Golpistas usam voz de Luciano Hang para aplicar golpes com falsa venda de ar condicionados das lojas Havan

Golpistas usam voz de Luciano Hang para aplicar golpes com falsa venda de ar condicionados das lojas Havan

27/05/2024 às 17h07 Atualizada em 31/05/2024 às 15h51
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Golpistas usam voz de Luciano Hang para falsa ajuda às vítimas no RS.

 

Golpistas utilizam a voz do empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, para aplicar golpes com falsa ajuda às vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

 

Os criminosos divulgam vídeos com promoções irreais para retirar dinheiro das pessoas.“Utilizam a minha imagem, a imagem da nossa empresa com inteligência artificial. A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando vêem uma oferta muito boa, no caso 10% do que o valor do produto vale. Eles precisam checar no site oficial da empresa”, destacou Hang em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo.

 

A suspeita é que os golpistas usem Inteligência Artificial (IA) para fazer a simulação.

 

Ainda de acordo com o empresário, mais de 5 mil consumidores que acreditaram nos anúncios falsos deram queixa nos últimos 20 dias. A empresa identificou e tentou derrubar os sites que divulgam os golpes.

 

Nos vídeos divulgados nas redes sociais, os golpistas vendiam produtos com valores muitos baixos daqueles praticados pelo mercado e prometiam que todo o dinheiro arrecadado seria doado para as vítimas da tragédia gaúcha.

 

Um adolescente de 16 anos foi preso em um apartamento de luxo em Santa Catarina suspeito de envolvimento no crime.

 

Combate a fake news

 

O governo federal instaurou um grupo de trabalho para combater a disseminação de informações falsas sobre a situação do Rio Grande do Sul.

 

A força-tarefa é composta pela Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça.

 

O governo gaúcho também instalou um gabinete de crise. O grupo composto por jornalistas de diversas secretarias irão colaborar na divulgação de informações sobre a situação dos municípios e combater a divulgação de informações falsas.

 

Via Portal PE10.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários