Publicidade

Polêmica: Prefeitura de Floresta marca cirurgia mas não dá transporte para pacientes irem a Garanhuns

Polêmica: Prefeitura de Floresta marca cirurgia mas não dá transporte para pacientes irem a Garanhuns

10/05/2024 às 15h52 Atualizada em 10/05/2024 às 18h52
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pessoas carentes que precisam fazer tratamento oftalmológico em Garanhuns e moram em Floresta, no Sertão, não tem mais acesso a transporte gratuito fornecido pela Prefeitura Municipal. Foi o que afirmou um vereador durante evento público nesta quarta-feira (8) após diversas denúncias. O fato, no mínimo estranho, chamou a atenção da reportagem do Blog do Elvis e da população que assistiu o evento gravado ao vivo.

Semanalmente, várias pessoas com problema de visão marcam exames e consultas na Secretaria Municipal de Saúde de Floresta para tratamento em Garanhuns. De acordo com discurso do vereador, o serviço de transporte que até agosto de 2023 era de graça passou a ser pago, mas ninguém tocava no assunto até então.

De acordo com o vereador Gilberto Quirino (PSB), durante fala gravada ao vivo, "A prefeitura de jeito nenhum cobra, quem cobra é uma empresa que faz esse transporte. O transporte não é a prefeitura que faz. Pra Recife não existe empresa privada e pra Recife sim aí é a prefeitura. Então eu acho que isso é uma leviandade se dizer que é a prefeitura. Quem pagou alguém da prefeitura? Eu questiono e desafio a vocês dizer quem foi o funcionário que recebeu", completou o vereador durante o evento Câmara Itinerante.

Assista abaixo os vídeos abaixo com os trechos citados:

Assista abaixo o vídeo da câmara itinerante na íntegra:

As perguntas que ainda não se tem resposta:

  • Conforme afirmação do vereador Gilberto Quirino durante evento Câmara Itinerante, uma empresa presta serviço de transporte para pacientes com exames e consultas marcadas pela prefeitura em Garanhuns. É lícito que o município de Floresta permita que uma empresa tercerizada preste o serviço e cobre por tal serviço?
  • Que empresa privada é essa que está fazendo o serviço de transporte de pacientes de Floresta a Garanhuns que antes era feito de forma gratuita em Floresta?
  • Como essa empresa privada tem acesso à lista e contato de pacientes?
  • Oficialmente, desde quando a prefeitura não fornece transporte gratuito para pacientes que fazem tratamento oftalmológico em Garanhuns?
  • Quantas marcações foram feitas para munícipes de Floresta em Garanhuns desde que foi paralisado o transporte gratuito para essa cidade?
  • Se o direito à saúde é constitucional, porque a prefeitura não disponibiliza de forma gratuita esse transporte já que os exames, consultas e cirurgias são marcadas na secretaria de saúde e pessoas carentes tem essa necessidade?

O art. 196, da CF/88, assegura que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."

Em resposta ao Blog do Elvis nesta sexta-feira (10), a prefeitura municipal de Floresta emitiu a resposta abaixo:

CORREÇÃO: APÓS A PREFEITURA EMITIR NOTA DE ESCLARECIMENTO DIZENDO QUE O SERVIÇO DE TDF COM RECURSOS FEDERAIS NÃO ABRANGE A CIDADE DE GARANHUNS A REDAÇÃO DO BLOG RETIROU ESSE TRECHO DA MATÉRIA.

Via Blog do Elvis/NE10

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários