Publicidade

Lei de Fabrizio Ferraz obriga empresa de telemarketing a disponibilizar opção clara para descadastramento do banco de dados por telefone

Lei de Fabrizio Ferraz obriga empresa de telemarketing a disponibilizar opção clara para descadastramento do banco de dados por telefone

Redação
Por: Redação
10/08/2023 às 17h46 Atualizada em 10/08/2023 às 20h46
Lei de Fabrizio Ferraz obriga empresa de telemarketing a disponibilizar opção clara para descadastramento do banco de dados por telefone
Foto: Reprodução

Alvo constante de reclamações de quem possui telefone e frequentemente é importunado por chamadas inconvenientes, as empresas que ofertam produtos através de telemarketing em Pernambuco serão obrigadas a disponibilizar opção clara para descadastramento do banco de dados por telefone. É o que diz a lei nº 18.193, autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade).

De acordo com o texto, o fornecedor terá a obrigação de, no ato da ligação, oferecer uma opção clara, acessível e imediata para inclusão do nome do consumidor que não deseja mais receber esse tipo de telefonema, proporcionando mais comodismo e tranquilidade aos pernambucanos.

“Nosso objetivo não é prejudicar as empresas, mas sim proteger o consumidor, que constantemente é incomodado através de insistentes ligações e que não consegue impedir que esse tipo de situação não se repita mais. Ficará claro quem de fato não deseja mais receber a oferta de determinado produto através de telefonemas, sem necessariamente romper completamente o contato com as empresas”, afirmou Fabrizio Ferraz.

O parlamentar cita o exemplo das empresas que oferecem produtos através de correios eletrônicos. Em cada e-mail enviado existe a opção para que o consumidor se descadastre do recebimento daquele tipo de conteúdo posteriormente.

Em caso de descumprimento, a empresa poderá ser penalizada com multa que variará entre R$ 600 e R$ 100 mil, entre outras sanções existentes no Código Estadual de Defesa do Consumidor. A lei entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2024.

Via Blog do Elvis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários