A tradicional Missa do Vaqueiro continua viva no Sertão pernambucano. O evento que acontece neste domingo (19) no Distrito de Nazaré do Pico, município de Floresta, é um exemplo de persistência e preservação da cultura nordestina.
Programação religiosa segue até o dia 26 de julho. Foto: Blog do Elvis/NE10 A 15ª Missa do Vaqueiro acontece durante as festividades em homenagem à padroeira de Nazaré do Pico: Nossa Senhora da Saúde. Procissões, celebrações eucarísticas e shows musicais são algumas das atividades durante a programação da festa.
"Muitos dos meus filhos e netos também são vaqueiros", diz Chico com orgulho. Foto: Blog do Elvis/NE10 O vaqueiro Chico Dias, de 85 anos, participa do encontro desde a sua criação no ano de 2000.
"O meu cavalo Canário sempre me acompanha por onde eu vou. Moro numa fazenda chamada Cachoeirinha, bem próximo a Nazaré do Pico. Enquanto tiver saúde, vou participar da missa. É uma alegria pra mim", comenta o homem que é pai de 24 filhos.
Paula foi eleita Rainha do Vaqueiro através de redes sociais. Foto: Blog do Elvis/NE10 A jovem Paula Ferraz não tirava o sorriso do rosto. Eleita a "Rainha do Vaqueiro", ela mostrava a faixa de coroação com orgulho. Em meio a uma multidão de homens, ela se destacava pela beleza e simpatia. "Participo da Missa do Vaqueiro desde criança, mas é a primeira vez que fui escolhida rainha", disse Paula.
Clique aqui e confira a GALERIA DE FOTOS O evento também contou a participação de políticos locais. A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba e o deputado estadual, Rodrigo Novaes foram algumas das autoridades presentes. A mais jovem vereadora eleita em Pernambuco, Bia Numeriano, disse que esta é uma festa especial.
"Nesta semana foi aprovado na Câmara a criação da bandeira e hino de Nazaré do Pico. Tenho certeza que os nazarenos estão felizes com esta homenagem", afirmou Bia. Ainda neste domingo (19) acontecerão apresentações musicais de vários cantores. João Neto e Fabinho e Toca do Vale são alguns do mais aguardados pelo público florestano. Confira a
programação completa aqui no
Blog do Elvis.