Publicidade

Com mais 941 infectados e 63 óbitos por Covid-19, Pernambuco tem 81.382 casos e 6.152 mortes

Com mais 941 infectados e 63 óbitos por Covid-19, Pernambuco tem 81.382 casos e 6.152 mortes

Redação
Por: Redação
23/07/2020 às 10h17 Atualizada em 23/07/2020 às 13h17

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (22), outras 941 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 63 mortes por causa da Covid-19. Com isso, o estado passou a contabilizar 81.382 casos da doença e 6.152 óbitos por causa dela, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram confirmados, nesta quarta-feira (22), 817 casos leves, ou seja, pessoas que não precisaram de internamento hospitalar, estavam na fase final da doença ou curadas.

Os outros 124 registros se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). No total desde março, Pernambuco tem 22.374 casos graves e 59.008 leves.

O Sars-Cov-2 utiliza proteínas em forma de espinho para aderir às células humanas que ataca — Foto: GETTY via BBC
O Sars-Cov-2 utiliza proteínas em forma de espinho para aderir às células humanas que ataca — Foto: GETTY via BBC

Com relação aos 63 óbitos registrados nesta quarta-feira (22), 35 ocorreram entre o dia 12 de maio e sábado (18). As outras 28 mortes aconteceram nos últimos três dias, sendo 13 no sábado (18), 11 no domingo (19) e quatro na terça-feira (21).

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 181 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Mortes

Dos óbitos confirmados no boletim desta quarta, foram 33 de homens e 30 de mulheres. Esses pacientes moravam nas seguintes cidades:

Abreu e Lima (1), Bezerros (1), Bom Conselho (1), Bom Jardim (1), Cachoeirinha (1), Camocim de São Félix (1), Caruaru (3), Cortês (1), Garanhuns (1), Gravatá (2), Itamaracá (1), Jaboatão dos Guararapes (8), Jupi (1), Lagoa Grande (1), Lajedo (1), Limoeiro (2), Olinda (3), Panelas (2), Paudalho (1), Paulista (2), Pesqueira (1), Petrolina (2), Quipapá (1), Recife (15), Saloá (1), Santa Cruz do Capibaribe (3), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (1), Surubim (1), Taquaritinga (1), Vitória de Santo Antão (1).

Os pacientes tinham idades entre 12 e 96 anos. Do total de mortes, 54 pessoas apresentavam doenças pré-existentes. Foram confirmadas as seguintes comorbidades:

diabetes (28), doença cardiovascular (22), hipertensão (20), doença renal (6), câncer (4), Alzheimer (3), AVC (3), doença respiratória (3), tabagismo (3), imunossupressão (2), obesidade (2), doença hematológica (1), doença hepática (1).

Um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não tinha doença prévia e os demais estão em investigação.

Testagem

Desde o início da pandemia, Pernambuco fez 179.122 testes da Covid-19. Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 18.129 casos foram confirmados e 23.892 descartados.

Até terça (21), do total de profissionais de saúde que contraíram a doença (18.050), 91,5% estavam curados.

As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Curados

Nesta quarta, Pernambuco atingiu a marca de 60.119 pessoas recuperadas da Covid-19. Isso significa que 73,8% do total de pernambucanos infectados pela doença já ficaram curados, sendo 11.662 que tiveram casos graves, demandando, portanto, internação hospitalar, e 48.457 sintomatologia leve. Do total de recuperados, 1.298 foram computados nas últimas 24 horas.

Índios

Segundo o boletim, até esta quarta, 239 índios de 11 etnias tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19, sendo 8 óbitos. Outros 448 casos foram descartados. Os números são do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco.

Leitos

O boletim desta quarta informou que a taxa global de ocupação de leitos da Covid-19 estava em 63%. Havia pacientes em 73% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em 55% das enfermarias.

Encontro

Nesta quarta, o governador Paulo Câmara comandou uma reunião de secretariado para fazer o alinhamento de ações para o segundo semestre.

No encontro, por videoconferência, foi apresentado o esforço sanitário e logístico do Gabinete de Crise, que resultou em dois meses seguidos de redução nos óbitos provocados pela doença no estado.

Além disso, o chefe do Executivo Estadual destacou que o Plano de Convivência com a doença já passou dos 50 dias e que a gestão segue avançando com critério e responsabilidade na flexibilização das atividades restringidas pelo isolamento social.

Via G1 Pernambuco

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários