
O Secretário Municipal de Saúde do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, Dácyo Ferraz realizou – juntamente com o prefeito Ricardo Ferraz – na noite desta sexta-feira (8) por meio das redes sociais sociais da prefeitura uma live, na qual explicou o motivo do aumento brusco de casos em investigação na cidade.
Matéria relacionada: Floresta registra terceiro caso confirmado de covid-19; ainda existem outros 14 casos em investigação
O número de casos em investigação subiu de 4 para 14 em um único dia.
De acordo com Dácyo, o aumento brusco de casos aconteceu por conta de uma investigação que está sendo realizada para descobrir a origem da contaminação pelo novo coronavírus da bebê de 3 dias que foi o primeiro caso confirmado de covid-19 na Terra dos Tamarindos. Como parte da mesma foram feitos ao todo dez exames em profissionais de saúde, desde o médico que realizou uma ultrassonografia na mãe da recém nascida até a equipe da maternidade onde foi realizado o parto, na Clínica de Dr. Clóvis Carvalho.
Matéria relacionada: Secretário de saúde explica ações de combate ao novo coronavírus, óbito e casos em investigação na cidade de Floresta, PE
"[…] A outra etapa de investigação que é da família. Vamos testar alguns familiares e outras pessoas que tiveram contato, na visita a casa da bebê e na visita que fizeram na maternidade", completou o secretário.
Durante a live também foi comentado sobre o terceiro caso confirmado de infecção pelo SARS-COV-2 do município de Floresta. O paciente é um homem que faz tratamento oncológico na cidade do Recife, onde contraiu o vírus, e está em recuperação em um hospital na capital pernambucana.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Via Blog do Elvis/NE10