
Um engasgo quase termina em tragédia na tarde dessa quarta-feira (8) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Um adolescente de 15 anos acabou se engasgando com um pedaço de maçã, por volta das 16h na Rua Francisco Aureliano de Sá, no bairro Santa Rosa.
Sem conseguir respirar o jovem começou se debater, ao ver a cena familiares entraram em desespero e começaram a gritar por socorro.
Ao ouvir os gritos, a enfermeira Ionara Freire se prontificou a ajudar e mantendo a calma iniciou a execução de um procedimento conhecido como "Manobra de Heimlich" — o qual consiste em utilizar-se das mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões — e conseguiu desobstruir as vias aéreas do garoto.
A enfermeira Ionara é natural da cidade de Carnaubeira da Penha, e tem experiência de mais de 10 anos de serviços na área de saúde. A mesma está desempregada há mais de 2 anos, e passa os dias se dedicando aos estudos na busca do tão almejado concurso público, cuidar de suas duas filhas e marido, além de atender aos amigos e vizinhos que a requisitam.
Chamada por alguns de heroína, a mesma recusa veementemente o título e homenagens, sempre enfatizando que nunca faz mais do que seu dever, que exerce com retidão por força de juramento.
Via Blog do Elvis/NE10