Estudante mineira que criou garrafa capaz de tornar qualquer água potável é finalista em torneio mundial

A estudante mineira Bárbara Paiva inventou um dispositivo que pode causar uma verdadeira revolução ambiental, além de transformar a realidade de incontáveis famílias com baixo acesso à água potável.

Estudante de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bárbara criou uma garrafa capaz de tornar qualquer água imprópria para o consumo humano em potável.

Por sua invenção, a jovem está na final de uma competição internacional sediada na Turquia que avalia projetos construídos por alunos em 44 países diferentes.

A garrafa cabe na palma da mão e utiliza energia não-poluente para fazer a purificação.

Além de Bárbara, franca favorita, outras 443 equipes concorrem na competição. No caso da estudante de Ouro Preto, ela venceu a etapa nacional com uma tecnologia que produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar.

Antes de internacionalizar sua descoberta, Bárbara viu sua garrafa purificadora ser avaliada por experts em tecnologia de todo o Brasil. Ao final, ela foi uma das 10 melhores classificadas e acabou sendo escolhida.

Para um dos jurados, a ideia tem o potencial de transformar nossa sociedade, uma vez que 35 milhões de brasileiros não tem acesso ideal à água potável.

Aproveitando a cobertura da mídia, Bárbara tem participado de eventos e palestras com mentores, líderes, empresários e visionários do mundo todo para democratizar e levar sua descoberta a outros países.

De acordo com o portal G1, o vencedor global recebe um pacote personalizado de recursos para colocar a ideia em prática.

Fotos: Donatello Ferraz/Red Bull Content Pool/Divulgação

Via Razões para acreditar

Artigos relacionados