Apostando na honestidade, paulista vende doces ‘fiado’ por Pix e aumenta faturamento

O que fideliza o cliente é a maneira como ele é tratado, e um empreendedor de Marília (SP) compreendeu isso muito bem.

Pensando em se reinventar e aumentar seus lucros, o vendedor de chocolates Vinícius Rodrigues da Cruz passou a oferecer seus doces nos semáforos da cidade de uma maneira totalmente diferente, apostando na honestidade da clientela.

Para isso, Vinícius vende e se dispõe a receber o dinheiro depois, sem nenhuma garantia ou informação do comprador.

Dou uma prova de que a gente deve confiar no próximo. Acho que é com pequenas atitudes que a gente muda o país. Devemos começar de baixo pra cima, a partir da gente, e não o contrário”, explicou o vendedor.

A ideia de Vinícius é muito parecida com a do paranaense Diego Saldanha, que vende morangos nas ruas de Curitiba de maneira “fiada”, via Pix.

Lá, Diego entrega a caixa de morangos e um cartãozinho para o cliente, pedindo apenas que ele faça a transferência no caminho ou quando chegar em casa.

A ideia veio a partir de uma necessidade: o semáforo ‘abre’ muito rápido – geralmente em menos de um minuto – forçando o vendedor a otimizar sua abordagem com os clientes para vender mais.

A aposta na honestidade do brasileiro rendeu muitos frutos para Diego e também para Vinícius, uma vez que fideliza o cliente, satisfeito com o voto de confiança, ao mesmo tempo em que se torna um diferencial em relação à concorrência.

Pela manhã e à tarde, Vinícius faz entregas em dois pontos da região central de Marília (SP) e vende os produtos de porta em porta em toda a zona de comércio.

Já à noite, ele trabalha nos semáforos da avenida Sampaio Vidal com a rua Nove de Julho – rotina que começou há cerca de quatro meses, quando o vendedor optou por expandir seu negócio.

E assim como no caso de Diego, o semáforo dessas vias fica fechado por menos de um minuto, o que o forçou a se programar para fazer o atendimento em tempo recorde.

Se o cliente não tiver dinheiro ou o cartão na mão – como acontece na maioria das vezes, – ele pode fazer o pagamento depois, em casa e com calma através do Pix.

Como resultado, suas vendas aumentaram consideravelmente. “Já aconteceu de vender 70 pacotinhos em uma noite e cinco não pagarem, mas faço um balanço e consigo ter um lucro mesmo assim. No comércio, vendo três trufas por R$ 12. No sinal, são duas por R$ 10”, contou.

Vinícius é do Rio de Janeiro (RJ), mas mora em Marília há quase dez anos. Nesse meio-tempo, ele trabalhou vendendo cosméticos e roupas, cuja renda mal dava para se sustentar.

Cinco anos atrás, ele migrou para o ramo da alimentação, especialmente doces, aproveitando que tinha uma receita única que já fazia sucesso na família. “A roupa ia bem, mas não é o que você compra todos os dias. Já o chocolate você pode comer hoje e amanhã”, brincou.

Seu pequeno empreendimento deu super certo e atualmente garante o ganha-pão da família. Meu desejo é despertar nas pessoas o empreendedorismo. Eu procuro incentivar, concluiu.

Via Razões para acreditar.

Artigos relacionados