Bolsonaro planeja candidatura a vereador no Rio de Janeiro: ‘Vou me sentir jovem’

Em um encontro ocorrido na última sexta-feira (23/06), o ex-presidente Jair Bolsonaro, filiado ao PL, expressou seu interesse em concorrer ao cargo de vereador na cidade do Rio de Janeiro em 2024. No entanto, para que isso ocorra, ele precisa superar uma barreira judicial: um julgamento em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível até 2030.

Este julgamento, proposto pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), critica a conduta de Bolsonaro antes das eleições de 2022. Durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro questionou a credibilidade das urnas eletrônicas e fez críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sem apresentar provas. O veredicto deste julgamento está previsto para ser anunciado na próxima semana.

Em um evento com apoiadores do PL em Porto Alegre, Bolsonaro falou sobre a possibilidade de concorrer à Câmara Municipal do Rio. “Não há demérito nenhum. Até vou me sentir jovem”, afirmou. Além disso, ele não descartou a possibilidade de tentar, mais uma vez, o cargo de presidente, dizendo: “Se estiver vivo e elegível”, poderia tentar a presidência novamente, “se essa for a vontade do povo”.

Vale lembrar que Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, está na Câmara Municipal do Rio de Janeiro desde 2001. Durante o evento, Bolsonaro também falou sobre dois ministros do STF, Kassio Nunes Marques e André Mendonça, que foram indicados por ele e ocuparão os cargos de presidente e vice-presidente do TSE nas próximas eleições. Ele insinuou que essa mudança na Corte poderia influenciar o julgamento de suas acusações.

Portanto, a possibilidade de Bolsonaro concorrer a cargos políticos no futuro, seja como vereador ou presidente, depende muito do resultado do julgamento do TSE. Enquanto aguardamos o veredicto, suas ambições políticas permanecem em discussão.

Via Petrolândia Notícias.

Artigos relacionados