Barragem de Barra do Juá, em Floresta, finalmente está pronta para receber água da transposição do rio São Francisco

As comportas da barragem de Barra do Juá, reservatório que possui capacidade para 71 milhões de metros cúbicos, teve seu conserto finalizado nessa quinta-feira (21) pela Secretaria de Agricultura do Estado, e já está em condição de receber água do canal do eixo leste da transposição. A barragem fica localizada no município de Floresta e há anos aguardava pelo serviço conforme matéria publicada pelo Blog do Elvis.
Essa luta foi empreendida ao longo de todo o primeiro semestre pelo deputado Rodrigo Novaes, objeto de vários pronunciamentos e articulação, que chegou a realizar audiência pública em Floresta para tratar do assunto.
A obra é o primeiro passo para que se consiga efetivar a perenização do riacho do Navio, favorecendo milhares de famílias na região. Ela dará início a um novo ciclo.
Busca-se também a liberação para a barragem de Poço da Cruz e no eixo norte para a barragem Nilo Coelho, em Terra Nova.
Segundo Novaes, são “iniciativas como essas que dão sentido à obra da transposição no sertão pernambucano. Sem isso, não tem sentido tanta espera pelo sonho da integração das bacias.”
O deputado contou com o apoio do secretário de agricultura Nilton Mota, responsável pela obra. “Nilton foi sensível à situação. Sabe da importância dessa barragem para o pequeno produtor. Foi ágil. O povo todo se alegra e se enche de esperança”, comemorou Rodrigo Novaes.
Agora sem empecilho técnico, o governador Paulo Câmara articula pela liberação da água da barragem do Muquém para Juá, que deve se dar nos próximos dias.
Com informações da Ascom

Artigos relacionados

Deixe um comentário