Assembleia Legislativa de Pernambuco decide nesta terça (23/05) quem será o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas

Nesta terça (23) a Assembleia Legislativa de Pernambuco decide quem será o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas. Dada a proporção política que alcançou a disputa, o que está em jogo não é apenas o futuro de Rodrigo Novaes (PSB) e Joaquim Lira (PV), candidatos ao cobiçado cargo vitalício que oferece salário igual ao de desembargador do TJPE e o poder de julgar as contas de gestores do Governo do Estado, Prefeituras e Câmaras de Vereadores, além de entidades da administração indireta do estado e dos municípios, caso sejam ordenadores de despesa, mas também medirá a força e influência de dois importantes expoentes da política local, Álvaro Porto, presidente da ALEPE, e da governadora Raquel Lyra. Enquanto Porto apoia Novaes, Raquel trabalha por Joaquim. Nesta disputa uma vitória de Rodrigo representará uma derrota de Raquel, por sua vez, um triunfo de Joaquim será visto como um fracasso de Álvaro.

PULANDO – Embora seja comum a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da ALEPE realizar uma sabatina com os candidatos ao TCE, o Colegiado optou por não realizar o rito. A decisão não fere o Regimento Interno da Casa, já que a sabatina não é algo obrigatório.

DEDOS CRUZADOS – Além de Novaes e Joaquim Lira, quem anda com a expectativa em alta sobre o resultado da eleição para o TCE são os suplentes Odacy Amorim (PT) e Diogo Moraes (PSB). O futuro político de ambos está em jogo nesta eleição.

Via Blog de Assis Ramalho.

Artigos relacionados