Primeira temporada de ‘Malhação’ estreia no Globoplay; relembre o início da novela teen

Trama marcou a estreia de André Marques como ator no papel de Mocotó e gira em torno da história de Héricles Barreto (Danton Mello).

A primeira temporada de “Malhação” estreia nesta segunda-feira (5) no Globoplay.

Escrita por um grupo de autores formado por Márcia Prates, Andrea Maltarolli, Emanuel Jacobina, Patrícia Moretzsohn e Vinícius Vianna, e com redação final de Charles Peixoto, a novela teen estreou na Globo em 1995.

Na época, a história se passava ainda na academia que dá nome ao seriado. O diretor Roberto Talma contou em entrevista ao Memória Globo que a ideia da novela surgiu após observar uma situação entre jovens dentro de uma academia que frequentava.

Ao longo de um ano de temporada (abril de 1995 a março de 1996), a cada semana uma nova trama era contada. A história começava na segunda-feira e era resolvida na sexta, apresentando um gancho para o tema da semana seguinte.

“Uma equipe grande de redatores tinha inventado a história de Malhação, da academia, mas faltava uma unidade, uma carpintaria. As histórias estavam soltas, não tinha começo, meio e fim amarrados. Então, o Roberto Talma chamou a Ana Maria Moretzsohn e eu para dar uma cara de novela – de novelinha, não de novelão – para aquilo. O que a gente fez? Agrupamos personagens, eliminamos alguns, juntamos dois ou três num personagem só e conseguimos dar uma cara. E, principalmente, tivemos uma ideia de cada trama durar cinco capítulos”, conta Ricardo Linhares, responsável pela supervisão de texto, em entrevista ao Memória Globo.

As histórias destacadas entre os personagens abriam discussões de temas como virgindade, descoberta da sexualidade, aborto e preconceito social, que virou um padrão ao longo dos mais de 25 anos de seriado.

Danton Mello e Juliana Martins em Malhação — Foto: Jorge Baumann/Globo
Danton Mello e Juliana Martins em Malhação — Foto: Jorge Baumann/Globo

Elenco

“Malhação” também é conhecida pela troca de experiências entre atores veteranos e jovens talentos.

Em entrevista ao Memórias Globo, o diretor Roberto Talma falou sobre a escolha do elenco da primeira temporada logo após surgir a ideia do projeto.

“Fiz testes com milhares de jovens, como a Fernandinha Rodrigues, a Carolina Dieckmann, que começou comigo lá, o André Marques, o Danton Mello. Tinham alguns personagens adultos, a Silvia Pfeifer, Nair Bello, John Hebert, que me davam uma base, e o resto era garotada mesmo. Foi um exercício bom.”

O personagem de André Marques foi um dos mais marcantes da novela. O irreverente e mulherengo Mocotó foi destaque, não só na trama, como marcou a estreia de André na carreira do ator.

A história de Héricles Barreto

Na primeira temporada, a trama principal se passava em torno da história de Héricles Barreto (Danton Mello), jovem ingênuo e de bom caráter, que chega do interior para estudar no Rio de Janeiro e consegue um emprego de auxiliar administrativo na Malhação.

As dificuldades de Héricles para aprender a viver por conta própria e ser aceito pelos outros jovens servem como fio condutor da maioria das tramas.

Ao longo da história, o jovem ainda virgem e apaixonado por uma moça que vive na Grécia, se encanta por Isabella (Juliana Martins), aluna da academia.

Juliana fica dividida entre duas paixões. Apaixonada por Héricles, não consegue se separar de Romão (Luigi Baricelli), o arrogante campeão de jiu-jítsu.

André Marques, Luigi Baricelli, Renata Mor, Susana Werner, Ana Paula Guimarães e Cláudio Heinrich em Malhação — Foto: Jorge Baumann/Globo
André Marques, Luigi Baricelli, Renata Mor, Susana Werner, Ana Paula Guimarães e Cláudio Heinrich em Malhação — Foto: Jorge Baumann/Globo

A família de Paula

Outro núcleo importante da novela é o da família da empresária Paula Prata (Silvia Pfeifer), proprietária da Malhação. Ela vive com a mãe, Olga (Nair Bello), Nabuco (John Herbert), e com os filhos adolescentes Luiza (Fernanda Rodrigues) e Fabinho (Bruno de Luca).

Por conta do peso, Fabinho é forçado pela mãe a praticar natação e judô. Mas o jovem gosta mesmo é de aprontar várias confusões com a ajuda do amigo Bróduei (Fabiano Miranda), ajudante na cantina da academia. Já Luiza sonha em ser campeã de jiu-jítsu e é apaixonada pelo mestre Dado (Cláudio Heinrich), que a trata como criança.

Dado é irmão de Juli (Carolina Dieckmann), uma garota dissimulada, do tipo que espalha intrigas só pelo prazer de ver os outros em apuros.

John Herbert e Nair Bello em Malhação — Foto: Nelson Di Rago/Globo
John Herbert e Nair Bello em Malhação — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Curiosidades:

  • “Assim Caminha a Humanidade”, de Lulu Santos, foi a música-tema de abertura de Malhação até 1999, e marcou toda uma geração. O cantor fez uma participação especial em um dos episódios, fazendo uma apresentação ao vivo para os alunos da academia.
  • “Bonito isso, né? Li num livro”. A frase, que saiu das telinhas e ganhou as ruas, era o bordão de Dado (Cláudio Heinrich), o professor de jiu-jítsu que lia compulsivamente livros de autoajuda e vivia citando frases de efeito para aconselhar seus alunos
  • Em janeiro de 1996, a novela ganhou um especial de verão, que durou 25 capítulos. Nele, a turma da academia decide passar as férias em uma colônia no Rancho da Maromba. Liderado por Dado, o grupo entra na floresta em busca de um tesouro misterioso, mas o plano diversão dá errado e o grupo acaba perdido na mata
  • Além do elenco principal, “Malhação” contou com a participação especial de diversos atores. Entre eles, estão: Alexandra Marzo, Ana Cotrim, Antonio Pedro, Claudia Lira, Dandara Guerra, Daniel Dantas, Danielle Winits, Evandro Mesquita, Giovanna Gold, Gisele Fraga, Guga Coelho, Guilherme Fontes, Guilherme Piva, Lúcia Alves, Ludmila Dayer, Murilo Rosa, Mylla Christie, Myrian Rios, Nina de Pádua, Nívea Maria, Oswaldo Loureiro, Otávio Müller, Patrícia de Sabrit, Paulo Reis, Petrônio Gontijo, Rodrigo Penna, Rogério Cardoso e Totia Meirelles.
  • Projetada pelo cenógrafo Mário Monteiro a academia usada com base para a novela ocupava uma área de 1.560 m² e foi construída nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Malhação contava com estacionamento, piscinas, bar, vestiários, terraço, entrada principal, entre outros ambientes, todos interconectados.
  • Para dar o clima de academia de ginástica, o figurino era todo composto por roupas leves em cores cítricas, com um perfil tropical.

Via G1

Artigos relacionados