A Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota de esclarecimento nesse domingo (14) a respeito da falta do medicamento Azatioprina que evita a rejeição de orgãos em pessoas que fizeram transplante de rins, por exemplo. O caso foi notícia no Blog do Elvis essa semana após a denúncia da leitora florestana Vanúzia Helena da Silva. A mulher está há quase 3 meses sem tomar o remédio por falta dele na farmácia do Estado de Pernambuco.
De acordo com a secretaria, a regularização do abastecimento do medicamento, que é um direito dos transplantados, deve ser regularizado até o início de Agosto.
Matéria relacionada:
Florestana que fez transplante de rim sofre com falta de remédio para evitar rejeição do órgão
Confira a nota da secretaria estadual de saúde de Pernambuco na íntegra abaixo:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Farmácia de Pernambuco, informa que já foi iniciado processo de adesão de ata externa para o fornecimento adicional, que atualmente se encontra em trâmite, com previsão de regularização até início de agosto.
Durante este período, a equipe da Farmácia de Pernambuco está orientando todos os pacientes a seguirem as orientações do médico assistente na tentativa de mitigar as questões referentes à ausência dessa terapêutica.
Assista a entrevista de Vanúzia ao jornalista Elvis Lima nesta quinta-feira (11) na íntegra: