Um morador do sítio Conceição do Meio, Zona Rural de Serra Talhada, foi atacado por uma cobra cascavel nessa terça-feira (02).
O agricultor, de 40 anos de idade, foi surpreendido pelo animal que mordeu uma de suas pernas. Ele foi rapidamente encaminhado para a emergência do Hospital Professor Agamenon Magalhães – Hospam.
Devido a gravidade do caso e a alta periculosidade do veneno de uma cobra cascavel, o homem precisou tomar 20 ampolas de soro antiofídico.
Segundo informações do hospital, ele não corre risco de morte. O paciente ainda está internado, em observação e passará por mais exames nas próximas 24 horas.
COBRA CASCAVEL É UMA DAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO
A cascavel (Crotalus durissus) é uma das serpentes mais comuns do Brasil e ocupa o primeiro lugar no ranking de mortes causadas por mordidas de animais peçonhentos. Sua principal característica é o chocalho em sua cauda.
Seu veneno afeta principalmente a circulação sanguínea das vítimas, fazendo o sangue “endurecer”. Uma pessoa picada por uma cascavel pode sofrer lesões nos músculos e problemas no sistema nervoso e renal.
A cascavel pode ser encontrada principalmente nos cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, e também nos campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte. Sua mordida não causa dor.
É importante não cobrir o local afetado pelo veneno da cobra, pois isto pode agravar a ação do veneno e a pessoa picada correrá o risco de ter o membro atingido amputado. O ideal é levar a vítima da mordida imediatamente ao hospital e se puder, levar o animal junto.
Caso seja impossível levar a cobra, é necessário saber os detalhes do animal para repassar ao médico para que ele possa aplicar o antiofídico certo.