Instituto Raízes realiza Grande Encontro Multicultural em Floresta

Grande Cortejo Cultural pela Avenida do Bairro Santa Rosa

 

 

No último dia 21 de novembro de 2015, o Instituto Cultural Raízes, dando prosseguimento as comemorações do mês da Consciência Negra, realizou o Encontro Multicultural da Juventude.
O início da programação contou com a realização de um grande Cortejo de Cultura Popular, saindo de frente à Igreja da Santa Rosa e seguindo até o bairro do Vulcão.
Participaram do Cortejo os seguintes grupos: Maracatu Afrobatuque de Floresta, Maracatu Arcoverde, Maracatu de Baque Virado Nação Salgueirense, Cia de Dança na Pisada do Sertão Terranovense, Cia de Espetáculos Luiz Gonzaga, DRS B.Boys, Grupo de Capoeira Muzenza.
Maracatu de Baque Virado Nação Salgueirense – Salgueiro/PE
Maracatu Arcoverde – Arcoverde/PE
Maracatu Afrobatuque de Floresta
Após o Cortejo Cultural, realizou-se o encontro dos grupos de Maracatu na Praça do Vulcão, oportunidade em que também se deu a inauguração oficial do Espaço Sócio Cultural Elias de Flora, mantido pelo Instituto da Juventude em parceria com o Instituto Cultural Raízes.

Grupo Afoxé Filhos de N’Zambi – Floresta/PE

A noite cultural seguiu com as apresentações na Quadra Poliesportiva do Vulcão, cujo momento foi aberto pelo Grupo Afoxé Filhos de N’Zambi de Floresta, que trouxe um repertório voltado para o tema da Consciência Negra e de reverência aos Orixás.

Cia de Dança na Pisada do Sertão Terranovense – Terra Nova/PE

Em seguida, foi a vez da Cia de Dança na Pisada do Sertão Terranovense, da cidade de Terra Nova, que trouxe uma belíssima apresentação de Coco e de Dança Africana.

Grupo de Capoeira Muzenza – Ouricuri/PE

Dando continuidade ao evento o Grupo de Capoeira Muzenza, de Ouricuri/PE, realizou apresentação da Arte Guerreira, a Capoeira, sob a coordenação do Instrutor Jangada.

Junior Baladeira – Ouricuri/PE

Mostrando seu trabalho, juntando o Hip Hop com a temática sertaneja e consciente, Júnior Baladeira realizou uma apresentação que empolgou o público presente, contando com a participação do Grupo DRS B.Boys e o Maculelê do Grupo Muzenza.

Cia de Espetáculos Luiz Gonzaga – Exu/PE

Fechando a noite, e o Encontro Multicultural da Juventude, a Cia de Espetáculos Luiz Gonzaga, sob a Coordenação de Lalá Januário, da cidade de Exu, realizou um espetáculo belíssimo, juntando o xaxado, o frevo, o hip hop, o encanto do circo e um forró que motivou a platéia.

“Realizamos um Grande Encontro Multicultural, inédito em Floresta, reunindo diversos talentos da Cultura Popular, mostrando a força e diversidade existente numa cultura que vive e resiste e, que acima de tudo, representa uma alternativa de formação cidadã e consciente” afirma Libânio Neto, Diretor Presidente do Instituto Cultural Raízes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário