Governo do Estado proíbe AR-CONDICIONADO nos ÔNIBUS; entenda o motivo

Vale lembrar a legislação que nunca vingou e que obrigava a refrigeração gradativa de toda a frota de coletivos. Todo o processo foi arquivado devido à pandemia

Vale lembrar a legislação que nunca vingou e que obrigava a refrigeração gradativa de toda a frota de coletivos. Todo o processo foi arquivado devido à pandemia

O que já era raro no transporte público coletivo, vai ficar ainda mais. Devido ao aumento dos casos de covid-19 – embora sem a mesma letalidade de antes -, o governo de Pernambuco determinou que os ônibus da Região Metropolitana do Recife circulassem sem refrigeração, ou seja, com os aparelhos de ar-condicionado desligados.

Por sorte, menos de 12% da frota do Grande Recife tem refrigeração.

A determinação está valendo desde o dia 6/12/2022 e permanecerá por 60 dias corridos. Teve como base uma Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), emitida no dia 2/12 e que alerta para o aumento da contaminação de covid-19 nos últimos meses, em função das subvariantes da Ômicron.

Na decisão, o governo desobriga as empresas que operam as linhas de ônibus convencionais a rodar com ar-condicionado e recomenda que os veículos fiquem com as janelas abertas “para circulação do ar ambiente, reduzindo o risco de disseminação do vírus da covid-19”.

Mas há exceções: ficam mantidas as operações com os ônibus com ar-condicionado das linhas opcionais e do Sistema BRT pernambucano, que têm os janelões colados. 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A resolução é assinada por Tomé Franca, secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco e presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que na teoria é a autoridade máxima quando o tema é o transporte público coletivo da RMR.

USO DE MÁSCARAS
A mesma resolução também determina que sejam colocados cartazes em locais estratégicos dos terminais integrados de ônibus e metrô e nas estações de BRT recomendando o uso de máscaras nas viagens de ônibus.
Nesses casos, segue valendo a recomendação. Mas o uso das máscaras voltou a ser obrigatório para todos os funcionários das lanchonetes e espaços que oferecem refeição nos TIs. Todas as regras, entretanto, podem ser suspensas se a SES emita nova recomendação.

Via Jc Ne10.uol.com.

Artigos relacionados