Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho em todo o estado

Pouco mais da metade da população-alvo se vacinou e por isso governo de Pernambuco decidiu estender a campanha.

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho pelo estado de Pernambuco, por conta da baixa adesão da população à imunização. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a manhã desta quarta (31), foram aplicadas 1.973.602 doses da vacina – o que representa uma cobertura vacinal de 55,94% da população. Podem se vacinar pessoas a partir de 6 meses de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação começou em 10 de abril, apenas para públicos prioritários, e no dia 12 de maio foi ampliada para a população acima de 6 meses.

A atual cobertura deixa Pernambuco em quarto lugar no ranking nacional, atrás do Amapá (90,71%), da Paraíba (71,20%) e do Amazonas (57,57%), segundo o Ministério da Saúde.

No estado, segundo a SES, 14 municípios atingiram a meta de 90% de cobertura. O Programa Estadual de Imunizações (PEI) já recebeu e encaminhou para os municípios 2,9 milhões de doses da vacina da gripe.

A secretaria destaca que a vacinação contra a gripe é importante porque o imunizante protege contra as cepas da influenza A H1N1, A H3N2 e o tipo B.

A vacina “diminui o número de casos graves da doença e reduz novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelo vírus da influenza”, destaca a SES.

Via g1 Pernambuco.

Artigos relacionados