URINA PRETA: Recife investiga caso de DOENÇA MISTERIOSA da URINA PRETA após consumo de peixe; homem está intubado

Paciente e outros três vizinhos ingeriram um peixe da espécie budião. Após quatro horas, o homem apresentou rigidez muscular, inchaço e dormência nas pernas, além de outros sintomas

Um homem de 58 anos está internado no Hospital dos Servidores do Estado, no Espinheiro, Zona Norte do Recife, com suspeita de doença de Haff – popularmente conhecida como doença da urina preta.

É uma doença extremamente rara, com cerca de três mil casos no mundo, desde que foi identificada. Alguns casos foram registrados no Brasil nos últimos anos, e o aumento na incidência preocupa especialistas.

O sintoma mais comum são dores musculares muito intensas, apesar de a urina preta ser um sinal que mais chama a atenção dos pacientes.

Na doença da urina preta, há lesões musculares que liberam substâncias no sangue. Por sua vez, elas serão excretadas pela urina. Por isso, pode haver lesão renal – e a urina ficar escura.

O paciente que está internado no Hospital dos Servidores do Estado é morador do bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

egundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a notificação desse caso suspeito de doença de Haff foi realizada no dia 24 de abril. O paciente tem histórico de hipertensão e outros fatores de risco associados.

“No dia 23 de abril, o paciente e outros três vizinhos ingeriram um peixe da espécie budião, frito em óleo. Após quatro horas, o homem apresentou os primeiros sintomas: rigidez muscular, inchaço e dormência nas pernas, urina escurecida, elevação de CPK (sigla para a creatinofosfoquinase – enzima do corpo humano que está presente nos músculos) e hiperemia de tonsilas”, diz a Sesau.

A pasta ainda acrescenta que, no dia seguinte, o paciente foi internado no Hospital dos Servidores do Estado e transferido para a UTI (unidade de terapia intensiva) no dia 25 de abril, onde permanece sob cuidados médicos.

A assessoria de comunicação do Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco (IRH-PE), ao qual o Hospital dos Servidores está vinculado, destaca que o paciente, ao dar entrada na unidade, no dia 24 de abril, apresentou queixas de dormência e dores na perna, além da urina escura.

O paciente está na UTI, onde faz hemodiálise. Após apresentar insuficiência respiratória aguda, precisou ser intubado e adaptado à ventilação mecânica”, diz.

SUSPEITA DA DOENÇA DE HAFF

No Hospital dos Servidores, foram coletadas amostras clínicas de sangue, urina e fezes, que seguiram para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE)em 26 de abril.

A Sesau também informa que nenhuma outra pessoa que também ingeriu o peixe apresentou sintomas até o momento.

Os resultados dos exames ainda não foram liberados, e o caso segue em investigação.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados