Superfungo mortal: Pernambuco confirma quarto caso de Candida auris em 2023

Todos os diagnósticos deste ano foram feitos em maio. Candida auris é mais resistente que outros a medicamentos e pode levar à morte.

Mais um caso do superfungo Candida auris foi confirmado em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (29). Com este, chega a quatro o número de pacientes infectados neste ano. O paciente é um homem de 63 anos, internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife.

O paciente, de acordo com a SES, deu entrada no Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMA com problemas ortopédicos, e após a notificação do caso, foi isolado.

Neste mês, essa unidade de saúde suspendeu novos atendimentos, pois foi lá que, no dia 11 de maio, o primeiro caso de Candida auris deste ano foi confirmado.

Nesta segunda-feira, a SES também atualizou os estados de saúde dos outros três pacientes diagnosticados com o superfungo:

 Idoso de 66 anos, internado no Hospital Português, privado, no Paissandu, na área central do Recife, no dia 23 de maio: evoluiu bem e teve alta hospitalar;

 Homem de 48 anos, internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, diagnosticado no dia 11 de maio: continua internado na unidade, sem repercussões clínicas devido ao fungo;

 Idoso de 77 anos, internado no Hospital Tricentenário, em Olinda, que teve o diagnóstico no dia 14 de maio: continua internado na unidade, sem repercussões clínicas devido ao fungo.

No caso do Hospital Miguel Arraes, como o primeiro paciente diagnosticado passou por várias áreas do hospital, toda a unidade de saúde foi fechada para novas internações e só está recebendo pacientes em casos de urgência (saiba como prevenir a contaminação).

Via g1 Pernambuco.

Artigos relacionados