Sport repete pior início de Brasileirão na era de pontos corridos

Com apenas um ponto em nove disputados, Leão teve início idêntico aos anos de 2009 e 2016, com lembranças distintas em cada temporada

Copo meio cheio, copo meio vazio. O Sport tem duas possibilidades de interpretação para um fato neste início de temporada. Com apenas um ponto conquistado em nove disputados na Série A do Campeonato Brasileiro 2021, o Leão repetiu o pior início de competição na era dos pontos corridos, igualando as marcas negativas de 2009 e 2016. Porém, os dois momentos passados possuem desfechos diferentes. Um deles serve de inspiração para a reação. O outro, para acender o sinal de alerta.

Em 2009, o Sport também somou apenas um ponto após três rodadas. Na época, ocupava a 18ª posição, ao empatar em 1×1 com o Barueri e ser derrotado por Vitória (1×0) e Atlético/MG (3×2). A recuperação sonhada não aconteceu. O Leão foi rebaixado, terminando na lanterna do Brasileirão, com 31 pontos. 

O final triste há 12 anos pode ter servido de lição quando o Sport se viu no mesmo cenário, em 2016. O Leão estreou perdendo para o Flamengo, por 1×0. Depois, ficou no 1×1 com o Botafogo e foi derrotado por 1×0 para o Internacional. Os pernambucanos estavam na 17ª posição, a primeira da zona de rebaixamento. Desta vez, contudo, a equipe se recuperou, evitando a queda ao encerrar o torneio com 47 pontos, na 14ª colocação.

Em 2021, o Sport é o 16º colocado. O único ponto conquistado foi na estreia, no empate em 2×2 com o Internacional. Em seguida, derrotas por 1×0 para Atlético/MG e Fortaleza. O próximo jogo do Leão na Série A é quinta (17), contra o Grêmio, na Ilha do Retiro.

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados