Saiba o que abre e o que fecha no feriado da Data Magna de Pernambuco, nesta quarta-feira (6)

Feriado estadual muda o funcionamento do comércio, bancos e shoppings.

Nesta quarta-feira, 6 de março, Pernambuco celebra o feriado estadual da Data Magna, em alusão ao estopim da Revolução Pernambucana de 1817, movimento que tornou o Estado uma nação independente por 75 dias.O feriado, instituído em dezembro de 2017, pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), muda o funcionamento do comércio, bancos e shoppings do Recife e Região Metropolitana (RMR).

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), o comércio de rua do Centro e dos bairros da Capital pernambucana funcionarão de modo facultativo. Além disso, os shoppings abrirão em horário especial. Já os bancos estarão fechados.

Comércio

Nesta quarta-feira (6), o comércio de rua do Centro e bairros da capital pernambucana funcionará de maneira facultativa, segundo a CDL Recife.Cada lojista decidirá se abrirá ou não o estabelecimento. Já os shopping centers da Região Metropolitana do Recife abrirão em horário especial.

ShoppingsRecife

Shopping Recife – 12h às 21h.RioMar Recife – 12h às 21h.

Shopping Boa Vista – 11h às 19h. Shopping Tacaruna – 12h às 21h.

Plaza Shopping – 12h às 21h.Shopping ETC – 12h às 18h.

Shopping São Miguel Center – 9h às 17h.OlindaShopping Patteo Olinda – 12h às 21h. Paulista

Paulista North Way Shopping – 9h às 22h.CamaragibeCamará Shopping – 12h às 21h.

Jaboatão dos Guararapes

Shopping Guararapes – 9 às 22h

Cabo de Santo Agostinho Shopping Costa Dourada – 9h às 22h. Igarassu Shopping Igarassu – 12h às 20h Moreno Recife Outlet – 9h às 21h.CarpinaShopping Carpina – 12h às 21h.CaruaruShopping Difusora – 11h às 20h.PetrolinaRiver Shopping – 12h às 22h.

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento presencial ao público nesta quanta-feira (6), feriado da Data Magna, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).A decisão segue a resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. Os clientes podem utilizar os canais digitais dos bancos.

Detran-PEEm virtude do feriado da Data Magna de Pernambuco, comemorado nesta quarta-feira (6), todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), inclusive as localizadas em shoppings centers e expressos cidadão, estarão fechadas.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)O Poder Judiciário estadual funcionará em regime de plantão nesta quarta-feira (6), em virtude do feriado da Data Magna em Pernambuco.

As unidades judiciárias do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vão prestar atendimento remoto voltado apenas para as demandas de urgência de 1° e 2° Graus de caráter cível e criminal, como, por exemplo, habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. O horário de funcionamento do plantão forense será das 13h às 17h.Repartições públicas

GOVERNO DE PERNAMBUCO

No feriado estadual de 6 de março, Data Magna, fecham repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável.

PREFEITURA DO RECIFE

Nesta quarta-feira (6), dia em que se celebra a Data Magna, alguns serviços municipais oferecidos pela Prefeitura do Recife terão horários de funcionamento alterados. A cidade oferecerá opções de lazer e cultura.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível das 7h às 16h. Para quem desejar aproveitar roteiros culturais, o Paço do Frevo e o Teatro Santa Isabel estarão de portas abertas. Já para quem quer curtir a folga em meio à natureza, o Jardim Botânico é a dica.Edifício-sede – O edifício-sede da PCR estará fechado neste 6 de março. As atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na quinta-feira (7).

Saúde – Nesta quarta (6), a Secretaria de Saúde montou um esquema especial de funcionamento para garantir o atendimento à população.

Os Centros de Vacinação estarão abertos, ofertando imunização contra covid-19, influenza e atualização de caderneta de vacinação, sendo nas unidades dos shoppings Tacaruna, Riomar e Recife das 12h às 19h; na do Shopping Boa Vista, das 9h às 19h, e na do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h.

Os pontos de testagem para Covid-19 também estarão funcionando. Tanto na UBT José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, quanto no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, das 8h às 17h, não há necessidade de agendamento.Vacinas antitetânica e antirrábica vão ocorrer nas policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Arnaldo Marques, no Ibura, das 8h às 17h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a recolhimento de animais de grande porte soltos em via pública por meio do telefone 3355-7712, das 8h às 17h.Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o feriado da Data Magna, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

Cultura – No feriado dedicado aos heróis da Revolução Pernambucana, defensores da liberdade e da independência de seu povo, a cultura vai se confirmar porta sempre aberta para a celebração e a cidadania, na capital onde todas as linguagens culturais falam de resistência pela alegria.

O Paço do Frevo, museu mantido pelo poder público municipal para a salvaguarda do ritmo que embalou todos os capítulos da história da capital pernambucana, feita de tradição e revolução, funcionará normalmente, das 10h às 17h.

O museu fica na Praça do Arsenal, reunindo fotos, documentos e também oferecendo vivências para estreitar laços entre o futuro e manifestação artística declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade e do Brasil.

Via folha de Pernambuco.

Artigos relacionados