Presidente da Alepe critica discurso de Raquel Lyra no plenário da Casa em áudio vazado; governadora fala em violência política

Após fala de Lyra, microfone da Mesa Diretora ficou ligado e captou conversa do deputado Álvaro Porto (PSDB) com funcionário da Assembleia Legislativa, afirmando que gestora ‘disse nada’.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) discursou, nesta quinta-feira (1º), na abertura dos trabalhos de 2024 da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Logo após o discurso, ainda dentro do plenário, o microfone da Mesa Diretora ficou aberto e, na transmissão da sessão pelo canal da Alepe, é possível ouvir uma conversa entre o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e um funcionário da assembleia, com comentários críticos sobre o discurso de Raquel Lyra.

“(…) não entendi nada; conversou merda demais e não disse nada”, diz o presidente da Alepe, Álvaro Porto.

Ao que o interlocutor responde:”Podia ter perguntado onde é esse estado”.Porto, então, complementa:

“Também queria saber, está aberto aqui [o microfone]. Posso até perguntar”.

Após a repercussão do diálogo, a Alepe retirou o vídeo do canal de transmissão e, depois, republicou o conteúdo editado, sem o trecho em que o presidente da Casa, Álvaro Porto, fala sobre o discurso da governadora Raquel Lyra.

Em entrevista à TV Globo na noite desta quinta, a governadora falou sobre o assunto e considerou que houve violência política e de gênero.

“Nós estamos no século 21 e é um exemplo da violência política que a gente sofre todos os dias.E é importante falar sobre esse tema, porque muitas vezes violência política, a violência contra a mulher, ela é normalizada, parece que não aconteceu. Falar sobre isso é importante e demonstra o quanto a gente ainda tem que avançar para que mulheres possam conquistar espaços de poder e sejam julgadas não pelo seu gênero, mas pelas suas condutas e atuações”, disse a governadora.

Presidente da Alepe critica discurso de Raquel Lyra no plenário da Casa em áudio vazado; governadora fala em violência políticaApós fala de Lyra, microfone da Mesa Diretora ficou ligado e captou conversa do deputado Álvaro Porto (PSDB) com funcionário da Assembleia Legislativa, afirmando que gestora ‘disse nada’.Por Mario Carvalho, Juliana Cavalcanti, TV Globo e g1 PE01/02/2024 21h15 Atualizado há 12 horasÁudio do presidente da Alepe, Álvaro Porto, criticando discurso da governadora Raquel Lyra vazaA governadora Raquel Lyra (PSDB) discursou, nesta quinta-feira (1º), na abertura dos trabalhos de 2024 da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Logo após o discurso, ainda dentro do plenário, o microfone da Mesa Diretora ficou aberto e, na transmissão da sessão pelo canal da Alepe, é possível ouvir uma conversa entre o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), e um funcionário da assembleia, com comentários críticos sobre o discurso de Raquel Lyra (veja vídeo acima).”(…) não entendi nada; conversou merda demais e não disse nada”, diz o presidente da Alepe, Álvaro Porto.Ao que o interlocutor responde:”Podia ter perguntado onde é esse estado”.Porto, então, complementa:”Também queria saber, está aberto aqui [o microfone]. Posso até perguntar”.Após a repercussão do diálogo, a Alepe retirou o vídeo do canal de transmissão e, depois, republicou o conteúdo editado, sem o trecho em que o presidente da Casa, Álvaro Porto, fala sobre o discurso da governadora Raquel Lyra.Em entrevista à TV Globo na noite desta quinta, a governadora falou sobre o assunto e considerou que houve violência política e de gênero.”Nós estamos no século 21 e é um exemplo da violência política que a gente sofre todos os dias. E é importante falar sobre esse tema, porque muitas vezes violência política, a violência contra a mulher, ela é normalizada, parece que não aconteceu. Falar sobre isso é importante e demonstra o quanto a gente ainda tem que avançar para que mulheres possam conquistar espaços de poder e sejam julgadas não pelo seu gênero, mas pelas suas condutas e atuações”, disse a governadora.No início da noite, o deputado Álvaro Porto divulgou uma nota de esclarecimento, na qual afirma que usou “uma expressão não condizente com o contexto e local, ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra, após a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024”.“Todavia, mesmo admitindo que não deveria ter usado a palavra que usou, reafirma que considera o teor do discurso desconectado com a realidade vivida em Pernambuco. E acrescenta que sua reação é fruto de indignação em relação à falta de resultados do governo em questões sérias como saúde e segurança, por exemplo”, diz o texto do presidente da Alepe.O parlamentar finaliza dizendo que “em nenhum momento fez referência à pessoa da governadora, mas ao discurso proferido por ela e que o áudio que acabou vazado do canal de transmissão do evento, aconteceu durante conversa informal, já no final na sessão”.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

PSDB manifestou descontentamento

O diretório estadual do PSDB, partido de Álvaro Porto e Raquel Lyra, manifestou descontentamento “com as recentes demonstrações de desrespeito ao cargo e à pessoa da governadora”.

Disse também que as falas do deputado atingem a independência e os princípios democráticos e que o partido renova a “confiança na liderança da governadora Raquel Lyra, sendo certo que Pernambuco seguirá avançando no combate à discriminação e na defesa da igualdade de gênero”.

Por nota, a Comissão Executiva Nacional do PSDB disse que o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do partido está pronto para avaliar eventuais medidas.

Via G1 Pernambuco .

Artigos relacionados