Kaio Maniçoba defende Hospital do Câncer e hospitais filantrópicos em discurso na ALEPE

Na tarde desta quarta-feira(10), durante a sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o deputado estadual Kaio Maniçoba fez um contundente discurso em defesa do Hospital do Câncer e de outras instituições filantrópicas de saúde do estado.

O deputado criticou a portaria do Governo Federal de número 1081, datada de 06 de Dezembro de 2023, que reduziu drasticamente os investimentos para esses hospitais, impactando negativamente o atendimento à população.Segundo Kaio Maniçoba, a medida afetou diretamente o Hospital do Câncer, que vem sofrendo prejuízos financeiros significativos, estimados em cerca de um milhão e meio de reais por mês.

O deputado alertou para a iminência de uma paralisação de serviços essenciais para os pacientes com câncer, como a ortopedia oncológica, que é responsável por cerca de 72% dos casos tratados em Pernambuco.Além disso, Maniçoba ressaltou que a redução das verbas também pode impactar o atendimento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, uma vez que aproximadamente 81% dos casos nesta especialidade são tratados no Hospital do Câncer.Diante desse cenário dramático, o deputado defendeu a união de esforços entre os deputados estaduais e federais para buscar uma solução urgente para a situação.“Já procurei o presidente do nosso partido no estado, o deputado federal Eduardo da Fonte, e nós vamos ser ouvidos custe o que custar. Temos que fazer um debate junto à comissão de Saúde da Alepe para entender como podemos mudar essa realidade”, afirmou.

O discurso de Kaio Maniçoba recebeu apoio de diversos parlamentares, incluindo os deputados Renato Antunes, pastor Júnior Tércio e pastor Cleiton Collins. Este último destacou “a importância de priorizar a saúde como base para o desenvolvimento social”.

A mobilização na Alepe reforça a urgência em encontrar soluções para garantir o funcionamento adequado do Hospital do Câncer e demais hospitais filantrópicos do estado.

Via FalaPE.com

Artigos relacionados