Plano de Ação Emergencial para Limpeza do Rio Pajeú é tema de audiência pública em Floresta, PE

Aconteceu nessa terça-feira (28) uma Audiência Pública sobre a execução do Plano de Ação Emergencial para Limpeza do Rio Pajeú. O evento contou com a presença de vários proprietários e representantes de terras ribeirinhas do rio, a Secretária de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representada pelo Secretario Túlio Laranjeira, além de órgãos estaduais, federais e outras instituições.

A Audiência foi marcada pelo Ministério Público de Pernambuco e contou com a participação da procuradora do Ministério Público Federal de Serra Talhada, Dr. Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves.
Iniciada a audiência, a Procuradora do MPF reportou a necessidade da limpeza do leito do Rio Pajeú com a remoção das Algarobas (Prosopis Juliflora) que se alastraram por todo percurso do rio. A espécie considerada agressiva, representa um risco ao Bioma Caatinga, por inibir a germinação e o crescimento das espécies nativas. Além disso, seu estabelecimento provoca o assoreamento do rio e formação de barreiras naturais, prejudicando o escoamento das águas.

Sendo assim, com o intuito de evitar desastres naturais pela possível ocorrência de chuvas de maior intensidade na região, a reunião abordou a situação de alguns proprietários de forma individual para traçar planos de ação que se adequem a cada realidade, e de forma conjunta entre produtores, órgãos municipais, estaduais e federais buscar alternativas que possibilitem a viabilidade da ação.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAST, Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – SEMAS, além da vereadora do município Bia Numeriano e do Professor João Luís participaram do encontro.

Confira a galeria de fotos abaixo:

audiencia publica rio pajeu em floresta-pe 3 audiencia publica rio pajeu em floresta-pe 4 audiencia publica rio pajeu em floresta-pe 5 audiencia publica rio pajeu em floresta-pe 6 audiencia publica rio pajeu em floresta-pe

Artigos relacionados

Deixe um comentário