Petrolina terá voo sem escalas para São Paulo

Petrolina terá um voo direto para São Paulo a partir de 2 de dezembro, realizado pela Avianca. De acordo com a companhia, o voo será diário, conectado o aeroporto Senador Nilo Coelho ao terminal de Guarulhos. A aeronave utilizada será um Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros. O trecho será voado em 2 horas e 50 minutos. A saída de Petrolina será às 2h30, com chegada a Guarulhos às 6h20 (horário de verão). A rota de volta terá saída de Guarulhos todos os dias às 20h20 (horário de verão), com chegada marcada para às 22h. A passagem, inclusive, já está à venda no site da companhia (www.avianca.com.br).

Os gestos da companhia para com Pernambuco podem crescer, como a retomada do voo diário de Petrolina sem escalas para Brasília, mas tudo depende de incentivos fiscais do governo do estado. A Avianca é a única companhia que opera em Pernambuco que não possui benefício fiscal do ICMS sobre o querosene de aviação, justamente por não se enquadrar nas exigências da legislação que garante a redução da alíquota de 25% para 12%. De acordo com o deputado estadual Miguel Coelho, que mediou as negociações, o pleito possui duas frentes: incluir a companhia ao benefício e equiparar o Aeroporto de Petrolina às vantagens fiscais que a lei garante às companhias que operam voos a partir do Aeroporto do Recife.

“O primeiro passo foi a confirmação do voo direto para Guarulhos, a partir de dezembro, e reforçamos o pleito à Secretaria da Fazenda para que outros venham. Esperamos que a inclusão da companhia às condições das demais seja validada até o fim de novembro para que a empresa possa investir aqui”, explica. Segundo ele, o planejamento da empresa é retomar o voo direto de Petrolina para Brasília, que já existia e foi retirado depois que as aeronaves Fokker 100 foram retiradas de circulação. “Por isso queremos avançar na equiparação, porque essa vantagem de voos diretos é dada à companhias que fazem os voos a partir do Aeroporto do Recife. Queremos condições iguais porque Petrolina é Pernambuco e é o mesmo ICMS. Dado o benefício, a contrapartida da empresa é aumentar também a frequência dos voos que partem do Recife. No caso, para São Paulo e Rio de Janeiro”, ressalta. A Secretaria da Fazenda foi procurada e informou que “está analisando a possibilidade de conceder o benefício”.

Petrolina já conta com voos para cidades como São Paulo e Brasília, mas com escalas. “As rotas diretas diminuem o tempo de deslocamento e são importantes para a logística. Isso representa mais conforto para os passageiros e a possibilidade de mais negócios numa cidade como Petrolina, que tem imenso potencial turístico e vasta movimentação de cargas na fruticultura, comércio e outros segmentos”, aponta Miguel Coelho.

Fonte: Diário de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário