Pernambuco tem mais de 80 crianças na fila de espera por vagas em UTIs infantis

Segundo dados da Central de Regulação de Leitos do estado, 77 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Secretária de Saúde disse que vai abrir, nesta semana, 50 leitos.

A rede pública de saúde de Pernambuco tem apresentado uma superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) infantis. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a Central de Regulação de Leitos do estado registrou, nesta segunda (8), 83 crianças na lista de espera por uma vaga.

Desse total, 77 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ainda de acordo com a secretaria, as crianças levam, em média, cinco dias até conseguirem um leito, ficando internadas em salas vermelhas.

A promotora de Saúde da Capital, Eleonora Marise Rodrigues, disse à TV Globo que tem monitorado a situação junto ao governo do estado e informou que a SES-PE elaborou um plano de ação para garantir o atendimento às crianças.

A secretaria deve se organizar no sentido de que, desde fevereiro, procure expandir o número de leitos, até para não acontecerem óbitos de crianças, como no ano passado”, afirmou.

Procurada pelo g1, a SES-PE informou que:

o período de abril a junho “é conhecido” pela sazonalidade das doenças respiratórias, sendo os principais agentes infecciosos os vírus Influenza A e B e o vírus sincicial respiratório (VSR);

“não tem medido esforços para assegurar a melhor assistência a estes pacientes”;

pretende ampliar, nos próximos dias, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto no Grande Recife, quanto no interior do estado.

Secretária promete abrir novos leitos

Em entrevista à TV Globo nesta segunda (8), a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, disse que vai abrir, até o fim de maio, 85 novas vagas em UTIs, sendo 50 delas ainda nesta semana, em hospitais da Região Metropolitana, da Zona da Mata e do Sertão do estado.

De acordo com a gestora, um dos principais obstáculos enfrentados pela secretaria tem sido a contratação de profissionais, em especial de médicos pediatras e intensivistas, para reforçar as equipes nas unidades.

Existe uma dificuldade grande de se conseguir montar as escalas das UTIs. Mas, apesar de toda a dificuldade, nós estamos, realmente, nos empenhando para que a gente consiga viabilizar esses leitos”, declarou.

A secretária afirmou ainda que, além de abrir vagas nas UTIs, é importante avançar na vacinação da população infantil.

“A vacina da Influenza vai proteger de outros quadros de gripe, que muitas vezes se confundem. É muito importante que a população esteja avisada que, quando a criança está com febre, com gripe, evite levar, especialmente as crianças pequenas, para a escola para não disseminar [o vírus]”, disse.

Via g1 Pernambuco.

Artigos relacionados