Pernambuco registra crescimento de até 200% em casos da Covid-19 entre os mais jovens

Em anúncio da prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco na tarde de ontem, o Governo do Estado destacou o aumento de casos da Covid-19 entre a faixa etária mais jovem, em contraponto a uma redução entre os idosos. Segundo os números apontados pela Secretaria Estadual de Saúde ocorreu uma triplicação de casos.

Na faixa dos 20 aos 39 anos, o registro de internamentos saltou de 38, na primeira semana do ano, para 93 na avaliação mais recente. Entre as pessoas com idade entre 40 e 59 anos, o aumento até a última semana foi na ordem de 200%. 

“Neste momento, a preocupação é com aceleração dos casos graves. Os jovens que se acham invencíveis e vão para as baladas ou para a curtição, podem desenvolver amanhã um caso grave. Cuidem daqueles que vocês gostam e fiquem em casa”, enfatizou o secretário de Saúde, André Longo.

De acordo com ele, a segunda semana de março foi considerada a pior de 2021, registrando 1.594 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, assinalando um aumento de 19% em apenas sete dias e 40% em uma quinzena. O apelo foi pela necessidade de ações mais incisivas, com o propósito de reduzir a grave propagação da doença.

“Nos deparamos com um quadro jamais visto. Vale ressaltar que como não há nenhum medicamento comprovado que trata a doença, os casos graves que precisam de UTI possuem alta mortalidade”, ressaltou Longo.  Segundo ele, apenas na faixa etária acima dos 85 anos, que já foi vacinada, foi confirmada uma redução de casos na ordem de 20%.

No cenário atual em Pernambuco, são mais de 1,8 mil pessoas internadas em UTI’s, sendo 1.424 na rede pública e outros 418 em hospitais privados. Segundo o gestor, reduzir os casos graves nessa faixa etária sinaliza também a redução dos internamentos e uma diminuição da mortalidade. 

Via Diário de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário