Pernambuco está vivendo uma epidemia da gripe H3N2 em meio à pandemia do covid-19, diz André Longo

O secretário estadual de Saúde, André Longo, confirmou que Pernambuco já vive uma epidemia da influenza subtipo A (H3N2) nesta quinta-feira (30); ou seja, que foi identificado surto da doença em diversas regiões do Estado.

“A H3N2 está concentrada na 1ª macrorregião de saúde, na Região Metropolitana, mas já a identificamos em praticamente todas as macrorregiões. Portanto, estamos vivendo hoje uma epidemia de H3N2 em meio à pandemia da covid-19”, declarou durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 874 casos do tipo A da influenza, totalizando em 2.466 mil casos, sendo 2.449 da nova cepa H3N2, e 17 não subtipáveis. Além disso, mais seis mortes foram registradas, totalizando 11 óbitos em decorrência da doença.

Longo também relacionou a gripe ao crescimento de 59% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na última semana. Os dados epidemiológicos relacionados à covid-19, contudo, continuam estáveis.

“Esse aumento, pelos nossos dados, não está relacionado à covid. A positividade geral pelo coronavírus continua estável, com positividade entre 4% e 6% nas últimas semanas”.

Via Jornal do Commércio de Pernambuco

Artigos relacionados